Dialogicidade, Hermenêutica E Complexidade Na Formação Continuada De Professores

Esta obra é o resultado da colaboração, parceria e reflexões desenvolvidadas entre estudantes de pós-graduação e professores, frutos de um processo de formação continuada centrado na temática da "Dialogicidade e Complexidade em Paulo Freire". Os sete capítulos desta obra se entrelaçam em torno da discussão dos aspectos teórico-metodológicos da Sequência Didática Interativa (SDI) e suas influências nos processos de ensino-aprendizagem, na construção de conceitos científicos e na formação docente. A convergência desses elementos proporciona uma visão abrangente e enriquecedora aos leitores interessados na educação. Convidamos professores/as, estudantes de graduação, pós-graduação e todos os demais leitores/as a mergulharem nesta obra. Nela, encontrarão contribuições relevantes para a formação docente, fundamentadas na integração entre os princípios da Dialogicidade, Hermenêutica e Complexidade. Trata-se de uma obra enriquecedora que amplia horizontes e aprimora a prática pedagógica, despertando novas reflexões e abordagens no contexto educacional.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO 
Verônica Tavares Santos Batinga

APRESENTAÇÃO
Maria Marly de Oliveira

Capítulo 1 - ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA
Danielle Barbosa Bezerra
Siquele Roseane de Carvalho Campelo
Maria Marly de Oliveira

Capítulo 2 - A DIALOGICIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
João Pedro Oliveira do Nascimento
Izabel Cristina Pereira da Rocha
Maria Marly de Oliveira

Capítulo 3 - A DIALOGICIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA E SIGNIFICATIVA
Natália Maria da Silva
Maria Marly de Oliveira

Capítulo 4 - FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA O ENSINO DO TEMA SAÚDE
Rômulo Wesley Nascimento Silva
João Carlos Clemente da Silva
Rafael dos Santos de Aquino
Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão

Capítulo 5 - CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE COM ESTUDANTES NOTURNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jessiklécia Josinalva de Siqueira
Maria Marly de Oliveira

Capítulo 6 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTABILIDADE: CONCEPÇÕES ENTRE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MEDIADAS POR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA  
Fausto José de Araújo Muniz
Kaiza Maria Alencar de Oliveira
Gelson Nunes de Oliveira Junior
Joel Vieira de Araújo Filho

Capítulo 7 - FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS 
Edivaldo Jeronimo Pereira do Nascimento
Jobson Jorge da Silva
Joseane Patricia dos Santos
Maria Marly de Oliveira


Ficha Técnica

D536 Dialogicidade, hermenêutica e complexidade na formação continuada de professores [recurso eletrônico] / organizadora: Maria Marly de Oliveira. - Santo Ângelo : Metrics, 2023.
166 p. : il. – (Formação de Professores PPGEC – Cátedra Paulo Freire - RENOEN - UFRPE; 7)
 
ISBN 978-65-5397-155-4
DOI 10.46550/978-65-5397-155-4
1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Freire, Paulo, 1921-1997. I.  Oliveira, Maria Marly (org.).
 
CDU: 371.13