Esta obra é o resultado da colaboração, parceria e reflexões desenvolvidadas entre estudantes de pós-graduação e professores, frutos de um processo de formação continuada centrado na temática da "Dialogicidade e Complexidade em Paulo Freire". Os sete capítulos desta obra se entrelaçam em torno da discussão dos aspectos teórico-metodológicos da Sequência Didática Interativa (SDI) e suas influências nos processos de ensino-aprendizagem, na construção de conceitos científicos e na formação docente. A convergência desses elementos proporciona uma visão abrangente e enriquecedora aos leitores interessados na educação. Convidamos professores/as, estudantes de graduação, pós-graduação e todos os demais leitores/as a mergulharem nesta obra. Nela, encontrarão contribuições relevantes para a formação docente, fundamentadas na integração entre os princípios da Dialogicidade, Hermenêutica e Complexidade. Trata-se de uma obra enriquecedora que amplia horizontes e aprimora a prática pedagógica, despertando novas reflexões e abordagens no contexto educacional.
PREFÁCIO
Verônica Tavares Santos Batinga
APRESENTAÇÃO
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 1 - ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA
Danielle Barbosa Bezerra
Siquele Roseane de Carvalho Campelo
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 2 - A DIALOGICIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
João Pedro Oliveira do Nascimento
Izabel Cristina Pereira da Rocha
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 3 - A DIALOGICIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARTICIPATIVA E SIGNIFICATIVA
Natália Maria da Silva
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 4 - FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA O ENSINO DO TEMA SAÚDE
Rômulo Wesley Nascimento Silva
João Carlos Clemente da Silva
Rafael dos Santos de Aquino
Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão
Capítulo 5 - CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE COM ESTUDANTES NOTURNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Jessiklécia Josinalva de Siqueira
Maria Marly de Oliveira
Capítulo 6 - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SUSTENTABILIDADE: CONCEPÇÕES ENTRE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, MEDIADAS POR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA
Fausto José de Araújo Muniz
Kaiza Maria Alencar de Oliveira
Gelson Nunes de Oliveira Junior
Joel Vieira de Araújo Filho
Capítulo 7 - FORMAÇÃO DOCENTE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS
Edivaldo Jeronimo Pereira do Nascimento
Jobson Jorge da Silva
Joseane Patricia dos Santos
Maria Marly de Oliveira