Esta produção acadêmica fundamentou-se com base em compilações de trabalhos acadêmicos e de vivências práticas docentes, abordando de forma critica a visão de diferentes professores, no que diz respeito a assuntos ligados à grande área da educação e suas ramificações, tais como: Desenvolvimento e aquisição da leitura e escrita, trabalho com a química no ensino fundamental, ludicidade na educação infantil, inclusão escolar, meio ambiente e tecnologias na educação.
APRESENTAÇÃO
Ana Paula Rodrigues Ferro
Fábio Ferro
Capítulo 1 - A IMPORTÂNCIA DO INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO
Antônio Carlos Curato
Capítulo 2 - TEORIA PEDAGÓGICA E PRÁTICA SOBRE INFLUÊNCIA DA MASSA ESPECÍFICA EM FLUÍDOS - CONTEÚDO PARA TRABALHO COM O FUNDAMENTAL II
Tania Pleszko Janusis
Capítulo 3 - AÇÕES DOCENTES PRÁTICAS ACERCA DOS INDICADORES ÁCIDO BASE QUÍMICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Teresa Kiyoko Aragaki
Capítulo 4 - EDUCAÇÃO INFANTIL: TEMPO DE BRINCAR
Elisabeth Gomes Freitas
Capítulo 5 - COMO AUXILIAR NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS
Marlise Santolin Uhr Pereira
Capítulo 6 - “MAFALDA, UM MERGULHO EM SUAS TIRAS”: A PRÁTICA DA LEITURA COM OS QUADRINHOS DA PERSONAGEM MAFALDA E SUA TURMA
Bruno César Evangelista Silva
Capítulo 7 - O ENSINO E A CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA
Geórgia Barbosa Cardoso
Capítulo 8 - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Maria Regina Cassimiro Penteado
Capítulo 9 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: AVALIANDO A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Márcia Maria Paixão Fernandes
Capítulo 10 - DISPOSITIVOS MÓVEIS NA EDUCAÇÃO DE MATEMÁTICA
Fábio Nakashima
SOBRE OS ORGANIZADORES
D468 Despertar para novas condutas e ações pedagógicas [recurso eletrônico] / organizadores: Ana Paula Rodrigues Ferro, Fábio Ferro. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
113 p. : il.
ISBN 978-65-89700-21-0
DOI: 10.46550/978-65-89700-21-0
1. Educação. 2. Práticas pedagógicas. 3. Formação de leitores. 4. Matemática - Ensino. I. Ferro, Ana Paula Rodrigues (org.). II. Ferro, Fábio (org.).
CDU: 631.1