Desafios E Perspectivas Do Pedagogo: A formação especializada e o campo de atuação do coordenador pedagógico no Ensino Médio da Bacia do Rio Corrente-BA

Link de acesso direto: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/315/iSq5eExaujGM.pdf

A presente obra realiza uma análise crítica sobre a atuação do coordenador pedagógico no Ensino Médio, com foco nas escolas da Bacia do Rio Corrente, na Bahia. A obra problematiza a ausência de uma formação específica voltada à coordenação pedagógica e defende a urgência de um percurso formativo especializado, capaz de sustentar e qualificar o trabalho desse profissional no cotidiano escolar. Ancorada na perspectiva do materialismo histórico-dialético e fundamentada em autores clássicos da educação e da filosofia, como Marx, Saviani, Libâneo, Luzuriaga, Mészaros e Fazenda, a pesquisa busca compreender as tensões, fragilidades e contradições que atravessam o campo de atuação do pedagogo. A investigação combina análise documental, estudo de projetos político-pedagógicos e questionários aplicados a profissionais da educação. Quais são os limites e possibilidades do trabalho do coordenador pedagógico? Que obstáculos dificultam o reconhecimento e a consolidação de sua função no espaço escolar? Como a precarização impacta sua prática? Estas são algumas das perguntas que orientam a pesquisa e que encontram respostas parciais nas vozes dos sujeitos envolvidos. Como contribuição prática, a obra apresenta ainda a criação de um Curso em Ambiente Virtual voltado à formação continuada na área de coordenação pedagógica, reafirmando o compromisso com uma educação crítica, comprometida e transformadora.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.



Autor(es)
Sumário

INTRODUÇÃO

1 HISTÓRIA DA PEDAGOGIA: ORIGEM E MARCOS LEGAIS
1.1 Ensaios pedagógicos
1.2 A Pedagogia no Brasil: períodos, discursos e mudanças
1.2.1 A década de 1930 e a tentativa da escolarização
1.2.2 A primeira Lei de Diretrizes e Bases (LDB)
1.2.3 A segunda Lei de Diretrizes e Bases (LDB)
1.2.4 A década de 1980
1.2.5 O Decreto n.º 2.208/1997
1.2.6 O Decreto n.º 5.154/2004
1.2.7 Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 a 2024
1.3 A pedagogia como ciência da educação: a validação do conhecimento
1.4 Pedagogia: para quem e para o quê?

2 ESPECIFICIDADE DO PROFISSIONAL PEDAGOGO
2.1 Primeiras impressões
2.2 Campo de atuação versus formação específica
2.3 A interdisciplinaridade como uma necessidade vital
2.4 Atuação do coordenador pedagógico no Ensino médio da Bacia do Rio Corrente – BA

3 O PERCURSO METODOLÓGICO
3.1 Tipo de pesquisa
3.2 Local da pesquisa
3.3 Participantes da pesquisa
3.4 Coleta de dados 

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS
4.1 Percepções dos participantes acerca do papel do pedagogo no ensino médio da bacia do rio corrente66
4.2 A formação do pedagogo para desempenho da função no Ensino Médio
4.3 As contradições no desempenho da função pedagógica

5 TRILHAS FORMATIVAS E ELABORAÇÃO DO PRODUTO EDUCACIONAL
5.1 Desempenho da função à luz da emancipação humana
5.2 Apresentação do produto educacional 

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS


Ficha Técnica

G963d    Guimarães, Glauber Luan Lopes
Desafios e perspectivas do pedagogo : a formação especializada e o campo de atuação do coordenador pedagógico no ensino médio da Bacia do Rio Corrente - BA / Glauber Luan Lopes Guimarães, Waléria Batista da Silva Vaz Mendes. - Santo Ângelo : Metrics, 2025.
88 p. : il. ; 21 cm
 
ISBN 978-65-5397-305-3
DOI 10.46550/978-65-5397-305-3
 
1. Educação. 2. Formação pedagógica. I. Mendes, Waléria Batista da Silva Vaz II. Título
  
CDU: 371.13