
Link de acesso direto à obra: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/323/5iXBlm7k5Dpr.pdf
Este livro apresenta uma investigação inédita sobre o ensino e a aprendizagem do Corpo Coreográfico das Bandas Marciais, prática cultural e educativa presente no cotidiano escolar brasileiro. A pesquisa analisa os caminhos metodológicos que integram tradição e inovação, discutindo como as ferramentas digitais podem potencializar o processo de formação dos estudantes, especialmente após as transformações impostas pela pandemia da COVID-19. A obra destaca a relevância histórica e social das Bandas Marciais, situando o Corpo Coreográfico como espaço de expressão artística, desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Ao mesmo tempo, problematiza os desafios do ensino da dança nesse contexto, propondo metodologias ativas, interativas e tecnológicas que dialogam com a realidade da geração Alpha e com as novas formas de aprender e ensinar. Mais do que um estudo acadêmico, trata-se de uma reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras, capazes de ressignificar a experiência escolar e ampliar horizontes formativos, colocando o aluno como protagonista na construção de conhecimento, criatividade e sensibilidade.
1 INTRODUÇÃO
2 METODOLOGIA
3 ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DAS BANDAS MARCIAIS
3.1 Das origens ao pedagógico
3.2 Conceito e composição das Bandas Marciais Escolares
3.3 Corpo coreográfico das Bandas Marciais
4 METODOLOGIA DE ENSINO E FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O CORPO COREOGRÁFICO
4.1 Dança específica ao Corpo Coreográfico
4.2 Metodologias Ativas nas aulas de dança para Corpo Coreográfico
5 BENEFÍCIOS E DESAFIOS NO USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO APRENDIZAGEM EM DANÇA
5.1 Estratégias para maximizar a implementação da tecnologia
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO