Conectando Aprendizado E Tecnologia: Estratégias para educadores

A educação na contemporaneidade requer uma integração harmoniosa entre aprendizado e tecnologia. Neste sentido, “Conectando Aprendizado e Tecnologia: Estratégias para Educadores” é uma obra que se debruça sobre essa intersecção complexa, oferecendo um repertório vasto de abordagens práticas e teóricas. Cada capítulo deste livro aborda um aspecto específico dessa relação entre educação e tecnologia. Começando pela conscientização sobre o uso seguro das ferramentas digitais e estendendo-se até a implementação de novas estratégias colaborativas, os educadores encontrarão informações detalhadas para aprimorar sua prática pedagógica. A obra não só oferece um panorama amplo sobre como a tecnologia pode ser integrada de forma eficaz na educação, mas também apresenta recursos e estudos de caso que possibilitam aos educadores uma compreensão mais profunda e prática dessa conexão.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO13
Rodi Narciso
Allysson Barbosa Fernandes
Jéssica Marinho Medeiros
Monique Bolonha das Neves Meroto 
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

SOCIEDADE DIGITAL E CIDADANIA: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO USO SEGURO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO 15
Márcia Alves Medeiros Vilela 
Ana Walquíria Souza da Silva
Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro
Ricardo Furtado de Oliveira
Sonia Araújo dos Santos

O PROCESSO DE GESTÃO DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES 23
Debora Cristina Domingos Ferreira
Andréia Bueno 
Evany Pereira Viana
Lucas Estevão Fernandes Laet
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

NOVAS TECNOLOGIAS E CURRÍCULO29
Claudia Kreuzberg da Silva
Artenizia Leonel Dias
Ferdinando Sampaio Rios
Ricardo Furtado de Oliveira
Sonia Araújo dos Santos

FERRAMENTAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO35
Ianan Eugênia de Carvalho
Ayrla Morganna Rodrigues Barros
Lucas Estevão Fernandes Laet
Solange Aparecida Gallo
Tatiana Petúlia Araújo da Silva

TECNOLOGIA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO: PRÁTICAS DIGITAIS E RISCOS NO CONTEXTO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
Ana Paula Freitas Ferreira
Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles 
Fábio José de Araújo
Flávia Maria Matos Santos dos Santos
Maraléia Silva Nogueira do Nascimento

NEUROCIÊNCIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS EMOÇÕES E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM CEREBRAL
Mauri Alves da Silva
Franciele de Carvalho Ferreira
Jean dos Santos Silva
Matozalém de Sousa
Ricardo Furtado de Oliveira

FERRAMENTAS COLABORATIVAS EM REDE
Cleudeni Milhomem Brito
Glyciane Vieira da Silva
Janmes Wilker Mendes Costa
Ricardo Furtado de Oliveira
Sidicleia Soares Santos

PRÁTICA PEDAGÓGICA COM O APORTE DA TECNOLOGIA KAHOOT! PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: USO DO KAHOOT! EM UMA TURMA DE INGLÊS AVANÇADO NO CENTRO INTERESCOLAR DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS DE BRASÍLIA
Inacio Muniz Franco Neto
Adriana Carla de Araújo Veríssimo
Lucelena Maria Fernandes
Monique Bolonha das Neves Meroto
Vanessa Carolina Gomes de Melo

ATIVIDADES COLETIVAS PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO 
Lindoracy Almeida Santos
Fernanda da Cruz Lameira
Glyciane Vieira da Silva
Madson Cantuário de Assunção
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E DE INFORMAÇÃO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES
Joana Paula Ramos Krohling
Glyciane Vieira da Silva
Izaias Nunes de Lima Junior
Luiz Marcelo Passos
Thaís Freitas Dill

A APRENDIZAGEM COLABORATIVA E A TAXONOMIA DE BLOOM: APRENDER FAZENDO COM A TAXONOMIA DE BLOOM
Eliane Rozario da Silva
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
Fábio Feitosa Rodrigues
João Alves Pereira
Vander Aparecido de Castro

MÍDIAS DIGITAIS EM SALA DE AULA: CAMINHOS E POSSIBILIDADES
Benedito Braz Sobrinho
Christiane Diniz Guimarães
Edivan Jorge Costa
Luciane Pereira de Castilho 
Monique Bolonha das Neves Meroto 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO EAD
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Freilan Pereira da Silva
Priscila Caser de Assis Vieira
Renato Machado
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: TRILHANDO CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM INOVADORA
Jéssica Marinho Medeiros
Camila Sabino de Araujo
Claudio Giovane Prando Milli
Patrícia Alves Ferreira
Rosimar Rodrigues Souza

INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR: ESTRATÉGIAS E DESAFIOS
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Rodi Narciso

O MÉTODO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Silvana Maria Aparecida Viana santos
Lindoracy Almeida Santos
Sandra Maria Rodrigues Lopes
Shirle Maklene Veras
Valterlina Rosa Boueres Pinheiro

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: O PAPEL DO EDUCADOR NESSE PROCESSO
Rodi Narciso
Silvana Maria Aparecida Viana Santos

 


Ficha Técnica

C747 Conectando aprendizado e tecnologia [recurso eletrônico] estratégias para educadores / organizadores: Rodi Narciso ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics 2023.
174 p.
 
ISBN 978-65-5397-156-1
DOI 10.46550/978-65-5397-156-1
1. Educação. 2. Tecnologias. 3. Mídias digitais. 4. Inteligência artificial. I. Narciso, Rodi (org.).
 
CDU: 37:004