
A educação é o principal meio de compartilhamento intergeracional de conhecimentos e experiências humanas. A escola é, historicamente, a instituição responsável por cuidar, zelar e renovar constantemente as formas desse compartilhar. Ela não é a única, mas é reconhecida como a mais fundamental no processo de organização da sociedade e da renovação do mundo comum. O tempo escolar é marcado por vivência da coletividade com saberes, afetos, experiências e projetos que objetivam uma vida boa para os humanos e para as outras formas de vida deste planeta. Ele é preenchido por uma gigantesca diversidade de modos e expressões de ser que se efetivam em olhares, conceitos, abraços, interpretações, consensos e dissensos, intrigas e apostas, e até mesmo em silêncios. Pensar a escola como espaço-tempo para compartilhar saberes e experiências é uma interpretação apenas, entre tantas que são apresentadas constantemente. Em sua sétima edição, o projeto compartilhando saberes e experiências docentes, reúne o conjunto de quinze trabalhos que tratam de diversos modos do fazer pedagógico.
ASPECTOS INTRODUTÓRIOS13
Adair Adams
Renata Serpa Soares
Capítulo 1 - “QUEBRA-CABEÇA DA MEIOSE”: JOGO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA DIVISÃO CELULAR19
Thalita Gabriella Zimmermann
Gabriela Scopel Faé
Adriana Ferreira Boeira
Capítulo 2 - CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE O USO DO SUSSURROFONE EM SALA DE AULA 35
Fabiane Aparecida Pereira Ambrósio
Maria Vitória Oliveira Reis
Capítulo 3 - SALA VERDE IFRS CAMPUS VACARIA: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL47
Adair Adams
Ana Paula de Souza Fortaleza
Fabiane Aparecida Pereira Ambrósio
Capítulo 4 - A PRÁTICA DA OBSERVAÇÃO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS DIVERSOS: UM ESTUDO EM ESCOLAS DO CAMPO E DA CIDADE55
Shana Siqueira Bragaglia Machado
Thays dos Santos Godoy
Cleonice Adilio Pidt
Capítulo 5 - AMPLIANDO OS CONHECIMENTOS SOBRE CULTURA AFRO-BRASILEIRA69
Edilce de Fátima Boeira Camargo
Itaise Moretti de Lima
Capítulo 6 - O PROJETO AGROPECUÁRIA TRILÍNGUE DO IFRS CAMPUS VACARIA81
Fabiane Aparecida Pereira Ambrósio
Emanuele do Amaral Vendrusculo
Capítulo 7 - BENEFÍCIOS PARA A INFÂNCIA DO CONTATO COM A NATUREZA93
Shana Siqueira Bragaglia Machado
Marcely Marques Boeira
Capítulo 8 - O ATO DE LER POR MEIO DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA 109
Ana Paula Kuster da Silva
Pâmela da Silva de Souza Muniz
Capítulo 9 - O PROJETO FOCO NO ENEM - REDAÇÃO/LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS121
Fabiane Aparecida Pereira Ambrósio
Flávia Zanatta
Isadora Trentin Reginato
Capítulo 10 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO EM ESCOLA DO CAMPO MULTISSERIADA: NOSSOS PEQUENOS GRANDES AUTORES133
Josimeri Teles Basso
Capítulo 11 - SOBRE O CONTATO COM A LITERATURA CLÁSSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO IFRS - CAMPUS VACARIA161
Jenifer Souza Jannes
Laura de Lima Dal Bem
Adair Adams
Capítulo 12 - O DESENVOLVIMENTO DE BEBÊS: UMA JORNADA DE AFETO E CRESCIMENTO 169
Naiane Ferreira Portela Erthal
Tiele da Silva Stédile
Capítulo 13 - A NATUREZA COMO ESPAÇO DE CONHECIMENTO À CRIANÇA189
Shana Siqueira Bragaglia Machado
Rafaela da Silva Lemos
Capítulo 14 - AS JUVENTUDES E AS AVES DE PLUMAGENS COLORIDAS205
Júlia Pereira Damasceno de Moraes
Capítulo 15 - A CONTRIBUIÇÃO DO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO DE VACARIA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO211
Suelen Cristiane de Almeida Orsi
Adriana Aparecida de Almeida Marcolin
Aline Carla de Almeida Chedid
Capítulo 16 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO CAMINHO PARA A CIDADANIA E AUTONOMIA 219
Raquel Maciel Lopes
Andréia Morés
Eliana Maria do Sacramento Soares
SOBRE OS AUTORES227