Ciências Na Escola - Volume 4: Referências, pesquisas e práticas de formação de professores e ensino de ciências

A organização deste livro foi possível graças à implementação do Projeto Formação e Docência em Ciências com Foco no Ensino por Investigação, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq) no Edital Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – Programa Ciência na Escola: Ensino de Ciências na Educação Básica, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Programa de Educação Tutorial (PET) - PETCiências, em parceria com o Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS. Tendo em vista a Meta 3: “Publicar materiais de apoio como cadernos de práticas inovadoras e encartes com temas de ensino desenvolvidas ao longo do processo de formação em Biologia Física e Química” e a Meta 6: “Avaliar as ações empreendidas durante e após o processo de formação por meio de visitas nas escolas, questionários e entrevistas com professores, gerando material de pesquisa na área e resultados para avanço na compreensão do Ensino de Ciências”, foi possível organizar as pesquisas e experiências como forma de produção, avaliação e acompanhamento do Projeto materializada no caderno aqui organizado: Ciências na Escola: Pesquisas e Experiências de Formação de Professores e Ensino de Ciências – Volume 4.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Erica do Espirito Santo Hermel 
Jéssica Hensing Nilles 
Judite Scherer Wenzel 
Roque Ismael da Costa Güllich 

SEÇÃO I - RELATOS DE PESQUISA

Capítulo 1 - A CIÊNCIA NA ESCOLA: PROCESSOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PANDEMIA
Eduarda da Silva Lopes 
Carlos Albertos dos Santos Filho 
Daniele Bremm 
Jéssica Hensing Nilles 
Morgana Welke 
Roque Ismael da Costa Güllich 

Capítulo 2 - A DIVULGAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR MEIO DE ENCARTES PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Jéssica Hensing Nilles 
Eduarda da Silva Lopes 
Erica do Espirito Santo Hermel 
Fabiane de Andrade Leite 

Capítulo 3 - A EDUCAÇÃO CTS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS49
Daiane Kist 
Débora Kélli Freitas de Melo 

Capítulo 4 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PENSAMENTO CRÍTICO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Letiane Lopes da Cruz 
Roque Ismael da Costa Güllich 

Capítulo 5 - A HORTA ESCOLAR PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO PEREIRA CHAVES EM SANTARÉM-PA
Maria de Nazaré Nascimento Leal 
Antônio Costa Neto 
Ademir de Souza Pereira 

Capítulo 6 - A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Samara de Oliveira Carvalho 

Capítulo 7 - A LUDICIDADE COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS 
Maria Wiglliany Dias 
Odair José de Matos 
Cicero Magerbio Gomes Torres 

Capítulo 8 - ASPECTOS DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA A REVISTA CIÊNCIA HOJE
Morgana Welke 
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho 
Judite Scherer Wenzel 
Sinara München 

Capítulo 9 - ATIVIDADE LABORAL DOCENTE: MEDICALIZAÇÃO, MAL-ESTAR E O ADOECIMENTO PROFISSIONAL
Lucas Lafaiete Leão de Lima 
Tailine Penedo Batista 
Andréia Kornowski Barraz 
Eliane Gonçalves dos Santos 

Capítulo 10 - AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA EM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A MINERAÇÃO E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
André Vicente Alves 
Fábio Augusto Rodrigues e Silva 

Capítulo 11 - COMO PROFESSORES UTILIZAM IMAGENS AO ENSINAR CIÊNCIAS?
Laura Oestreich 
Andréa Inês Goldschmidt 

Capítulo 12 - CONCEPÇÕES DE CORPO DOS LICENCIANDOS/AS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Milene Vieira 
Luana Berro Strehlow 
Pietra Feltraco Anderle 
Rúbia Emmel 

Capítulo 13 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETOS INTEGRADORES: UM OLHAR PARA A QUESTÃO ALIMENTAR
Elisângela Chitolina Beyer 
Rosangela Inês Matos Uhmann 

Capítulo 14 - EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NARRATIVA
Shirley de Lima Ferreira Arantes  

Capítulo 15 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA A PARTIR DA ANÁLISE DE AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Danielle Guimarães de Andrade 
Edson José Wartha 

Capítulo 16 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROJETO CIÊNCIAS NA ESCOLA: CONHECIMENTOS DOCENTES MOBILIZADOS
Daniele Bremm 
Karen Regina Michelon 
Roque Ismael da Costa Güllich 

Capítulo 17 - FRAMEWORK TPACK NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: COMPREENSÕES INICIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Laís Gottardo 
Paula Vanessa Bervian 

Capítulo 18 - O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO AS PESQUISAS BRASILEIRAS INVESTIGAM ESSA RELAÇÃO?
Camila Boszko 
Bruna Eduarda Rocha 
Cleci T. Werner da Rosa 

Capítulo 19 - PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE MATERIAIS E ATIVIDADES DESENVOLVIDOS PARA Introdução À ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Paulo José Sena dos Santos 
Josemar de Siqueira Vargas 

Capítulo 20 - REPERCUSSÕES INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA DA CIDADE DE UBERLÂNDIA
Heloisa Fernanda Francisco Batista 
Sandro Rogério Vargas Ustra 

Capítulo 21 - TDIC’s: DEMANDAS FORMATIVAS DE PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS NO INÍCIO PANDÊMICO
Shamya Thilara Leite Lago 
Ricardo Ferreira Vale 
Juliane Priscila Diniz Sachs 
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva 

SEÇÃO II - RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Capítulo 22 - A ELABORAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE ESTÁGIO NÃO FORMAL
Letícia Barbieri Martins 
João Vitor Bocacio 
Rosemar Ayres dos Santos 

Capítulo 23 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A QUESTÃO DOS RESÍDUOS ELETRÔNICOS
Dione Antunes 
Rosangela Inês Matos Uhmann 

Capítulo 24 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Claridiane de Camargo Stefanello 
Denize Ivete Reis 
Tatiane Chassot 

Capítulo 25 - ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO:  UMA PROPOSTA PARA A Introdução DE CONCEITOS DE AERONÁUTICA
Claudia de Oliveira Lozada

Capítulo 26 - FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
José Francisco Zavaglia Marques 
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques 
Angela Carine Moura Figueira

Capítulo 27 - JOGOS ONLINE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM ÊNFASE NO REINO FUNGI
Adina da Silva de Oliveira 
América Vitória Duarte Castagna 
Gabriela Poll Moraes 
Luana Alessandra da Silva 
Paula Vanessa Bervian 

Capítulo 28 - O PROJETO “CIÊNCIA NA ESCOLA DO FUTURO” NA PERSPECTIVA DOCENTE
Nelio Bizzo 
Maciel Bomfim do Nascimento 
Isabela Nogueira 
Cristiana de Paula Santos 
Francisco de Souza Arnaud Júnior 

Capítulo 29 - PRESSUPOSTOS PARA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM TEA
Gisele Soares Lemos Shaw 

Capítulo 30 - QUE CIÊNCIA É ESSA QUE SE FAZ NA ESCOLA?
Priscilany Cavalcante dos Santos 
Andrela Garibaldi Loureiro Parente 
Taiane Novaes do Carmo 


Ficha Técnica

C569   Ciências na escola [recurso eletrônico] : referências, pesquisas e 
práticas de formação de professores e ensino de ciências / organizadores: Erica do Espirito Santo Hermel ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
v. 4. : il.

ISBN 978-65-5397-046-5
DOI 10.46550/978-65-5397-046-5

1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Formação de professores. I. Hermel, Erica do Espirito Santo (org.).                                   

CDU: 37.02:50