A organização deste livro foi possível graças à implementação do Projeto Formação e Docência em Ciências com Foco no Ensino por Investigação, aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq) no Edital Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 – Programa Ciência na Escola: Ensino de Ciências na Educação Básica, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Programa de Educação Tutorial (PET) - PETCiências, em parceria com o Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo - RS. Tendo em vista a Meta 3: “Publicar materiais de apoio como cadernos de práticas inovadoras e encartes com temas de ensino desenvolvidas ao longo do processo de formação em Biologia Física e Química” e a Meta 6: “Avaliar as ações empreendidas durante e após o processo de formação por meio de visitas nas escolas, questionários e entrevistas com professores, gerando material de pesquisa na área e resultados para avanço na compreensão do Ensino de Ciências”, foi possível organizar as pesquisas e experiências como forma de produção, avaliação e acompanhamento do Projeto materializada no caderno aqui organizado: Ciências na Escola: Pesquisas e Experiências de Formação de Professores e Ensino de Ciências – Volume 4.
APRESENTAÇÃO
Erica do Espirito Santo Hermel
Jéssica Hensing Nilles
Judite Scherer Wenzel
Roque Ismael da Costa Güllich
SEÇÃO I - RELATOS DE PESQUISA
Capítulo 1 - A CIÊNCIA NA ESCOLA: PROCESSOS DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PANDEMIA
Eduarda da Silva Lopes
Carlos Albertos dos Santos Filho
Daniele Bremm
Jéssica Hensing Nilles
Morgana Welke
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 2 - A DIVULGAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS POR MEIO DE ENCARTES PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Jéssica Hensing Nilles
Eduarda da Silva Lopes
Erica do Espirito Santo Hermel
Fabiane de Andrade Leite
Capítulo 3 - A EDUCAÇÃO CTS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS49
Daiane Kist
Débora Kélli Freitas de Melo
Capítulo 4 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PENSAMENTO CRÍTICO: CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Letiane Lopes da Cruz
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 5 - A HORTA ESCOLAR PROMOVENDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAR NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FRANCISCO PEREIRA CHAVES EM SANTARÉM-PA
Maria de Nazaré Nascimento Leal
Antônio Costa Neto
Ademir de Souza Pereira
Capítulo 6 - A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Samara de Oliveira Carvalho
Capítulo 7 - A LUDICIDADE COMO POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria Wiglliany Dias
Odair José de Matos
Cicero Magerbio Gomes Torres
Capítulo 8 - ASPECTOS DA CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE EM TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR PARA A REVISTA CIÊNCIA HOJE
Morgana Welke
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
Judite Scherer Wenzel
Sinara München
Capítulo 9 - ATIVIDADE LABORAL DOCENTE: MEDICALIZAÇÃO, MAL-ESTAR E O ADOECIMENTO PROFISSIONAL
Lucas Lafaiete Leão de Lima
Tailine Penedo Batista
Andréia Kornowski Barraz
Eliane Gonçalves dos Santos
Capítulo 10 - AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNDAMENTADA EM UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA SOBRE A MINERAÇÃO E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS
André Vicente Alves
Fábio Augusto Rodrigues e Silva
Capítulo 11 - COMO PROFESSORES UTILIZAM IMAGENS AO ENSINAR CIÊNCIAS?
Laura Oestreich
Andréa Inês Goldschmidt
Capítulo 12 - CONCEPÇÕES DE CORPO DOS LICENCIANDOS/AS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Milene Vieira
Luana Berro Strehlow
Pietra Feltraco Anderle
Rúbia Emmel
Capítulo 13 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE PROJETOS INTEGRADORES: UM OLHAR PARA A QUESTÃO ALIMENTAR
Elisângela Chitolina Beyer
Rosangela Inês Matos Uhmann
Capítulo 14 - EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NARRATIVA
Shirley de Lima Ferreira Arantes
Capítulo 15 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA A PARTIR DA ANÁLISE DE AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Danielle Guimarães de Andrade
Edson José Wartha
Capítulo 16 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROJETO CIÊNCIAS NA ESCOLA: CONHECIMENTOS DOCENTES MOBILIZADOS
Daniele Bremm
Karen Regina Michelon
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 17 - FRAMEWORK TPACK NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: COMPREENSÕES INICIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Laís Gottardo
Paula Vanessa Bervian
Capítulo 18 - O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO AS PESQUISAS BRASILEIRAS INVESTIGAM ESSA RELAÇÃO?
Camila Boszko
Bruna Eduarda Rocha
Cleci T. Werner da Rosa
Capítulo 19 - PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE MATERIAIS E ATIVIDADES DESENVOLVIDOS PARA Introdução À ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Paulo José Sena dos Santos
Josemar de Siqueira Vargas
Capítulo 20 - REPERCUSSÕES INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA DA CIDADE DE UBERLÂNDIA
Heloisa Fernanda Francisco Batista
Sandro Rogério Vargas Ustra
Capítulo 21 - TDIC’s: DEMANDAS FORMATIVAS DE PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS NO INÍCIO PANDÊMICO
Shamya Thilara Leite Lago
Ricardo Ferreira Vale
Juliane Priscila Diniz Sachs
Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva
SEÇÃO II - RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Capítulo 22 - A ELABORAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE ESTÁGIO NÃO FORMAL
Letícia Barbieri Martins
João Vitor Bocacio
Rosemar Ayres dos Santos
Capítulo 23 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: A QUESTÃO DOS RESÍDUOS ELETRÔNICOS
Dione Antunes
Rosangela Inês Matos Uhmann
Capítulo 24 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Claridiane de Camargo Stefanello
Denize Ivete Reis
Tatiane Chassot
Capítulo 25 - ENSINO DE CIÊNCIAS NO 9º ANO: UMA PROPOSTA PARA A Introdução DE CONCEITOS DE AERONÁUTICA
Claudia de Oliveira Lozada
Capítulo 26 - FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
José Francisco Zavaglia Marques
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Angela Carine Moura Figueira
Capítulo 27 - JOGOS ONLINE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM ÊNFASE NO REINO FUNGI
Adina da Silva de Oliveira
América Vitória Duarte Castagna
Gabriela Poll Moraes
Luana Alessandra da Silva
Paula Vanessa Bervian
Capítulo 28 - O PROJETO “CIÊNCIA NA ESCOLA DO FUTURO” NA PERSPECTIVA DOCENTE
Nelio Bizzo
Maciel Bomfim do Nascimento
Isabela Nogueira
Cristiana de Paula Santos
Francisco de Souza Arnaud Júnior
Capítulo 29 - PRESSUPOSTOS PARA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM TEA
Gisele Soares Lemos Shaw
Capítulo 30 - QUE CIÊNCIA É ESSA QUE SE FAZ NA ESCOLA?
Priscilany Cavalcante dos Santos
Andrela Garibaldi Loureiro Parente
Taiane Novaes do Carmo
C569 Ciências na escola [recurso eletrônico] : referências, pesquisas e
práticas de formação de professores e ensino de ciências / organizadores: Erica do Espirito Santo Hermel ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
v. 4. : il.
ISBN 978-65-5397-046-5
DOI 10.46550/978-65-5397-046-5
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Formação de professores. I. Hermel, Erica do Espirito Santo (org.).
CDU: 37.02:50