Este caderno de práticas é fruto da organização de atividades de ensino de Ciências inovadoras que foram idealizadas a partir da implementação do Projeto: “Formação de Docência em Ciências com Foco no Ensino por Investigação”, aprovado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), no Edital Chamada MCTIC/CNPq Nº 05/2019 - Programa Ciência na Escola: Ensino de Ciências na Educação Básica, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Programa de Educação Tutorial (PET) - PETCiências e com a parceria do Programa de Extensão Ciclos Formativos no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). É importante salientar a necessidade de sistematização das experiências, compreendida aqui, como um princípio de investigação/pesquisa e também como um grande ensaio da pesquisa na escola e do desenvolvimento do ensino de Ciências por investigação. Esta ação serve para que alunos e professores em formação possam participar ativamente de diálogos em, com e nas investigações e pesquisas. Por meio de percursos investigativos, acreditamos que os sujeitos da educação conseguirão tornar-se autores de práticas, dos currículos e das Ciências, reforçando mais uma vez a importância desta proposta para o aperfeiçoamento da área das Ciências no contexto da Educação Básica, para melhoria da qualidade de ensino e para a formação de professores.
APRESENTAÇÃO
Morgana Welke
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
Débora Kélli Freitas de Melo
Eliane Gonçalves dos Santos
Roque Ismael da Costa Güllich
SEÇÃO 1 - PRÁTICAS DE ENSINO INOVADORAS19
Capítulo 1 - DE QUANTAS DICAS VOCÊ PRECISA? APRENDENDO CIÊNCIAS E BIOLOGIA A PARTIR DO JOGO “PERFIL BIO”
Larissa Lunardi
Michele Santa Catarina Brodt
Capítulo 2 - A HORTA SUSTENTÁVEL DA ESCOLA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE APRENDENDO CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA
Sirliane da Costa Viana
Joyce Melo Mesquita
Márcia Valéria Melo e Silva
Capítulo 3 - FORCA DOS FILOS: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Joana Ferronato Fagundes
Victória Santos da Silva
Daniele Bremm
Capítulo 4 - PRÁTICA DE COLETA DE RÓTULOS DE ALIMENTOS: DESPERTANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Tailur Mousquer Martins
Joana Ferronato Fagundes
Capítulo 5 - ESPETÁCULO “IMPROVÁVEL”: REVISANDO CONCEITOS A PARTIR DO TEATRO DO IMPROVISO
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Larissa Lunardi
Capítulo 6 - BINGO: UMA ABORDAGEM PARA AVALIAÇÃO DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO SOBRE SEXUALIDADE E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST’s)
Verônica Krein
Danielly Sastro Leal
Rúbia Emmel
Alexandre José Krul
Capítulo 7 - O ENSINO DO CICLO DA ÁGUA POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA
Patrícia Aguirre Martins
Graciele Carvalho de Melo
Juliana Guarize Medeiros
Eliziane da Silva Dávila
Capítulo 8 - A HISTÓRIA DE GILBERT NEWTON LEWIS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS
Giordane Miguel Schnorr
Fabiane de Andrade Leite
Capítulo 9 - BINGO DO CORPO HUMANO: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ANATOMIA
Lucas Lafaiete Leão de Lima
Luzilene Rito dos Santos
Daiana Clós Silva
Daniele Bremm
Capítulo 10 - A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA PARA O ESTUDO DO EFEITO ESTUFA
Rodriane dos Santos Nunes
Gabrieli Buzata Nicola
Graciele Carvalho de Melo
Eliziane da Silva Dávila
Capítulo 11 - A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE TOXICOLOGIA
Wesllen Martins Lopes
Daniel Morin Ocampo
Ediane Machado Wollmann
Eliziane da Silva Dávila
Capítulo 12 - SEPARAÇÃO DE MISTURAS: OBSERVAR, INTERPRETAR E TESTAR
Maiara Lenine Bakalarczyk Corrêa
Capítulo 13 - BEM-VINDOS À ADOLESCÊNCIA
Francisco Marcôncio Targino de Moura
Ana Cristina Calisto
Capítulo 14 - A EDUCAÇÃO CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE E A ESTRATÉGIA DO CASO SIMULADO: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Vanessa Candito
Karla Mendonça Menezes
Carolina Braz Carlan Rodrigues
Capítulo 15 - ROLETA HEREDITÁRIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INTERATIVA PARA O ENSINO DE GENÉTICA
Daniele Bremm
Amanda Emmanuele Paulus Machado
Isabela Alves dos Santos
Capítulo 16 - PROPOSTA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 103
Henrique Delmont Zanzoti de Sousa
Mariana Mieko Odashima
Ricardo Kagimura
Capítulo 17 - A TERRA NÃO É PLANA: PRÁTICA EDUCATIVA SIMULANDO O EXPERIMENTO DE ERATÓSTENES
Letícia Barbieri Martins
Franciele Cremer
Rosemar Ayres dos Santos
Capítulo 18 - CONTRIBUIÇÕES DAS MULHERES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO
Alessandra Nilles Konzen
Rosemar Ayres dos Santos
Capítulo 19 - TRANSFORMANDO RESÍDUOS SÓLIDOS EM UM COMPOSTO RICO EM NUTRIENTES: MINI COMPOSTEIRA COMO ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Carolina Becker da Silva
Alessandra Nilles Konzen
Taylana Martins Weyh
Ruben Alexandre Boelter
Capítulo 20 - A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A “HORA DO CONTO COM A CIÊNCIA”: ENCONTROS QUE VISAM O POTENCIAL FORMATIVO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mariana Paranhos de Oliveira
Michele de Souza Fanfa
José Vicente Lima Robaina
Maria do Rocio Fontoura Teixeira
Capítulo 21 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ENSINO INCLUSIVO DE CINEMÁTICA POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICs)
Heidie da Silva Torres
Guilherme de Oliveira Machado
Wanderson Souza Araújo
Ricardo Kagimura
Capítulo 22 - UMA PROPOSTA DO USO DO APLICATIVO KAHOOT COMO MEDIADOR NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Adriani Marques Dorneles Borges
Kauan Ferreira Rosa
Roberta Schmitt dos Santos
Ruben Alexandre Boelter
Capítulo 23 - REMEMORAR A EDUCAÇÃO BÁSICA PARA COMPREENDER O QUE É CURRÍCULO
Jéssica Hensing Nilles
Fabiane de Andrade Leite
Capítulo 24 - DO GUARDA-CHUVA PARA O GUARDA-TEXTO: UM ESTUDO SOBRE A ÁGUA
Luzilene Rito dos Santos
Daniéli Vitória Goetz Pauli
Judite Scherer Wenzel
Capítulo 25 - ENSINO DE SEXUALIDADE: A CONFECÇÃO DE PANFLETOS EDUCATIVOS ACERCA DAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs)
Ronaldo Adriano Ribeiro Silva
Ricardo Ferreira Vale
Capítulo 26 - OFICINA TEMÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS UTILIZANDO O TEMA GERADOR DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO (BPF)
Rogério Pacheco Rodrigues
Natalia Lázara Gouveia
Bruno Castilho Rosa
Milton Antônio Auth
Capítulo 27 - PROPOSTA DIDÁTICA PARA DAR VISIBILIDADE E PROBLEMATIZAR O PAPEL DAS MULHERES NA CIÊNCIA
Larissa Medeiros Nascimento
Lisieh Corrêa Miranda
Aline Teresinha Walczak
Eliane Gonçalves dos Santos
Capítulo 28 - A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIALÓGICA NO ENSINO DO DIREITO SEXUAL E REPRODUTIVO, E IST’S
Cassiara Fátima Souza Bez
Raphael Souza Alves
Patrícia Candinho
Sinara München
Capítulo 29 - BONECOS DE PAPEL: ATIVIDADE INTERATIVA E ANALÓGICA PARA COMPREENSÃO DOS NÍVEIS E ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Victória Santos da Silva
Roque Ismael da Costa Güllich
Capítulo 30 - A MINERALOGIA COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Samuel Divino Brito
Viviani Alves de Lima
Adriano Rodrigues dos Santos
Capítulo 31 - INSTIGANDO O PROCESSO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DO USO DE EXPERIMENTOS COMO RECURSO DIDÁTICO
Tiago Wollmann
Capítulo 32 - CONSTRUÇÃO DE MOLÉCULAS COM BOLINHAS DE ISOPOR E O ENSINO DE GEOMETRIA MOLECULAR
Elisângela Chitolina Beyer
Capítulo 33 - JOGO DA MEMÓRIA SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS: UMA ESTRATÉGIA PARA ENSINAR QUÍMICA
Morgana Welke
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
Capítulo 34 - CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PLÁSTICO: AÇÕES FORMATIVAS PARA EDUCADORES AMBIENTAIS
Ail Conceição Meireles Ortiz
Janilse Fernandes Nunes
Sandra Cadore Peixoto
Capítulo 35 - O USO DO LIVRO AS CIENTISTAS: 5O MULHERES QUE MUDARAM O MUNDO COMO RECURSOS DIDÁTICO PARA DIVULGAR MULHERES CIENTISTAS EM SALA DE AULA
Thamires Luana Cordeiro
Jandira Scherer
Eliane Gonçalves dos Santos
SEÇÃO 2 - PRÁTICAS DE ENSINO REMOTO, HÍBRIDO OU COM TECNOLOGIAS
Capítulo 36 - CIRCO EM CASA: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Cláudia Elizandra Lemke
Capítulo 37 - UMA PROPOSTA TECNOLÓGICA E INTERATIVA: CONHECENDO AS ISTs BACTERIANAS ATRAVÉS DE JOGOS
Elen Stefani Riffel
Iara Caroline Schaedler da Silva
Rúbia Emmel
Alexandre José Krul
Capítulo 38 - CONSTRUINDO E INVESTIGANDO UM TERRÁRIO NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO
Manuela Rocha Marques
Juliane do Nascimento Ferreira
Maria Cristina Amorim Ferreira
Mariana Lima Vilela
Capítulo 39 - O PADLET COMO ESTRATÉGIA PARA POTENCIALIZAR O ESPÍRITO CRÍTICO E REFLEXIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Eduarda da Silva Lopes
Fabiane de Andrade Leite
Capítulo 40 - O ENSINO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NO WORDWALL: UMA POSSIBILIDADE PARA A ABORDAGEM DE GÊNERO NA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Angélica Maria de Gasperi
Bianca da Silva Tabile
Alessandra Ponciano
Rúbia Emmel
Capítulo 41 - RECICLAR-SE PARA RECICLAR: AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIDADÃ E DE PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Indira Sales de Oliveira
Gleyce Elisabeth Nunes
Maria Helena Meneses Gomes
Sebastião Rodrigues-Moura
Capítulo 42 - AÇÃO DO VÍRUS DA GRIPE NO ORGANISMO E SUA TRANSMISSÃO: CONSTRUINDO A ARGUMENTAÇÃO CRÍTICA PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Wendson Freitas Ribeiro
Marcos Correia de Oliveira
Sebastião Rodrigues-Moura
Capítulo 43 - ENSINO E APRENDIZAGEM A PARTIR DA INTERAÇÃO COM O TIKTOK PARA A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS
Liana da Silva dos Santos
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Capítulo 44 - UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS: UM INSTRUMENTO PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DE CONTEÚDOS DE QUÍMICA GERAL
Évillyn da Silva Reis Ferreira
Daiane Francine Meinerz
George Brand
Capítulo 45 - O ENSINO DE ESTATÍSTICA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: (RE)INVENTANDO PRÁTICAS DOCENTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Andréia Silva Figueredo
Ana Claudia Molina Zaqueu Xavier
Capítulo 46 - DESENVOLVIMENTO DE UM PODCAST SOBRE FÍSICA: CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS E DE ACESSIBILIDADE
Michel Santos Xavier
Kayro Rogger Marques de Lima
Guilherme Brilhante Guimarães
Mariana M. Odashima
Capítulo 47 - UMA IDEIA NA CABEÇA E UM CELULAR NA MÃO: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COMO ALIADA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE JOVENS
Camilo Silva Costa
Keiciane Canabarro Drehmer-Marques
Michele de Souza Fanfa
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto
C569 Ciências na escola [recurso eletrônico] : caderno de práticas e experiências inovadoras / organizadores: Carlos Alberto Soares dos Santos Filho ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
v. 3. : il.
ISBN 978-65-89700-95-1
DOI 10.46550/978-65-89700-95-1
1. Ciências - Estudo e ensino. 2. Formação de professores. I. Santos Filho, Carlos Alberto Soares dos (org.).
CDU: 37.02:50