A obra é resultado da relação estabelecida entre o projeto Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e o Encontro sobre Investigação na Escola (EIE). Os textos aqui apresentados retratam um pouco do que foi a décima sétima edição do EIE: Experiências, Diálogos e (Re)escritas em Rede, promovido pelos colaboradores do projeto dos Ciclos Formativos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa/RS. São apresentados aspectos fundantes para a prática profissional do professor, como: a troca de experiências, o aprender com o outro, a partilha e a coletividade. Essas marcas poderão ser encontradas e fortalecidas na leitura deste livro, em tempos em que se impõe, cada vez mais, o fortalecimento do coletivo.
PREFÁCIO
Maria do Carmo Galiazzi
APRESENTAÇÃO
Daniele Bremm
Eduarda da Silva Lopes
Fabiane de Andrade Leite
Judite Scherer Wenzel
SEÇÃO 1 - CONVERSATÓRIOS
Conversatório de Abertura
DIÁLOGOS ACERCA DA HISTÓRIA DA REDE DE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA (RIE) E DO ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA (EIE)
Elena Maria Billig Mello
Marli Teresinha Quartieri
Maria Cristina Pansera de Araújo
Judite Scherer Wenzel
Neusete Machado Rigo
Conversatório Temático
CONOCIMIENTO PEDAGÓGICO DESDE LA RED DE DOCENTES INVESTIGADORES EN BOGOTÁ- COLOMBIA
Andrés Julián Carreño Díaz
Conversatório de Encerramento
INVESTIGAÇÃO DESDE A ESCOLA EM OUTROS CONTEXTOS FORMATIVOS BRASILEIROS
Aline Dorneles
Fabiane de Andrade Leite
Lenir Basso Zanon
Milton Antonio Auth
SEÇÃO 2 - RODAS DE SOCIALIZAÇÃO DOS RELATOS
EIXO 1 - EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Capítulo 1
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Adriane Kis Schultz
Danusa de Lara Bonotto
Capítulo 2
USANDO A ESTRATÉGIA PREDIZER-OBSERVAR-EXPLICAR PARA A APRENDIZAGEM DE CINÉTICA QUÍMICA COM USO DE UM EXPERIMENTO DEMONSTRATIVO NO ENSINO REMOTO
Águeda Cardoso de Aguiar
José Ribeiro Gregório
Daniele Trajano Raupp
Capítulo 3
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE GENÉTICA NUM CONTEXTO DE AULAS ONLINE
Ana Paula Cigolini Carvalho
Carla Munique Aparecida Garda
Sandra Maria Wirzbicki
Capítulo 4
ENSINO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA FINS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Beatris Lisbôa Mello
Ana Paula Santos de Lima
José Vicente Lima Robaina
Capítulo 5
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL
Emanuele Krewer
Maiara Taís Zydek
Ana Cecilia Teixeira Goncalves
Jeize de Fatima Batista
Capítulo 6
A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE TEMÁTICA SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
Gislaine Penha Rossetto
José Ribeiro Gregório
Daniele Trajano Raupp
Capítulo 7
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA FORMA CRÍTICA E DESCONTRAÍDA DE ABORDAR EM SALA DE AULA
Jéssica Letícia Hübner
Daiane Anelise Artus
Janaína Raquel Vogel
Jeize de Fátima Batista
Ana Cecília Teixeira Gonçalves
Liane Seibert
Capítulo 8
UTILIZAÇÃO DE IMAGENS COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann
Cleiton Edmundo Baumgratz
Capítulo 9
ESTIMULANDO A COORDENAÇÃO MOTORA FINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
Kéli Bender
Capítulo 10
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR 161
Luana Alessandra da Silva
Tailur Mousquer Martins
Capítulo 11
RELATO DE VIVÊNCIAS EM UM PROJETO DE MELHORA DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA DEL URUGUAY COM UM OLHAR SOBRE UM CURSO DE PRÉ CÁLCULO
Maicon Vinicius Altnetter
Marcelo Ubal
Marcos Rafael Burlón
Melody Garcia
Nibia Navarro
Capítulo 12
ESTEREÓTIPO DE UM CIENTISTA: A VISÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CIÊNCIA
Riceli Gomes Czekalski
Isabele Gamarra de Freitas
Ruben Alexandre Boelter
Capítulo 13
A INSERÇÃO DA PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Silvia Cristina Binsfeld
Milton Antonio Auth
Capítulo 14
ENSINO DOS SERES VIVOS: PARA ALÉM DA VISÃO ANTROPOCÊNTRICA
Tanise de Oliveira Flores
Lavínia Schwantes
Peterson Fernando Kepps da Silva
Mélany Silva dos Santos
Capítulo 15
ENSINO APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: REPENSANDO MINHA PRÁTICA
Valéria Cristina Coladello
Aline Portella Biscaino
EIXO 2 - EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO
Capítulo 16
VIVÊNCIAS NO PIBID-LECAMPO: REFLEXÕES NO/DO PROCESSO FORMATIVO
Andreia Costa da Silva
Denise da Silva
Capítulo 17
NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO PERMANENTE
Ida Letícia Gautério da Silva
Aline Dorneles
Capítulo 18
A PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM
Ilse Maria Dahmer Schardong
Neusete Machado Rigo
Capítulo 19
A POTENCIALIDADE DA COLABORAÇÃO E DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO CONTEXTO ONLINE
Karlene Tatiana Kolling
Charles dos Santos Guidotti
Capítulo 20
RELATOS E VIVÊNCIAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O ENSINO REMOTO E SEU IMPACTO EM NOSSA FORMAÇÃO
Kauan Ferreira Rosa
Alexandre Bourscheid
Eliane Gonçalves dos Santos
Jandira Scherer
Capítulo 21
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE
Magali Regina Schumann
Beatris Gattermann
Flávia Oliveira Junqueira
Capítulo 22
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Maria Eduarda Domingues Sperotto
Beatris Gattermann
Clarissa Ricalde Gervasio
Capítulo 23
O EXERCÍCIO E OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE EM MEIO A PANDEMIA COVID-19
Vanessa Candito
Karla Mendonça Menezes
Carolina Braz Carlan Rodrigues
EIXO 3 - EXPERIÊNCIAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CURRICULARES E CULTURAIS
Capítulo 24
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: DO PLANEJAMENTO A AÇÃO
Gabriele Strochain
Rúbia Emmel
Capítulo 25
FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE CURSO NORMAL: TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ilda de Franceschi Fellipetto
Marciele Dias Santos Cabeleira
Maria Cristina Pansera de Araújo
Capítulo 26
AFETAÇÕES E EXPERIMENTAÇÕES: ENSINO REMOTO EM ARTES VISUAIS E PANDEMÔNIO
José Murilo Fortunato Pereira
Andrisa Kemel Zanella
Capítulo 27
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE OS CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Maria Augusta Butzen Schardong
Salete Adriane Kraemer
Raquel Maldaner Paranhos
Jonas Cegelka da Silva
C568 Ciclos formativos e encontro sobre investigação na escola [recurso eletrônico] : experiências, diálogos e (re)escritas em rede / organizadoras: Daniele Bremm ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
343 p. : il.
ISBN 978-65-5397-020-5
DOI 10.46550/978-65-5397-020-5
1. Educação. 2. Prática pedagógica. 3. Ensino-aprendizagem. 4. Formação de professores. I. Bremm, Daniele (org.).
CDU: 37