Ciclos Formativos E Encontro Sobre Investigação Na Escola: Experiências, diálogos e (re)escritas em rede

A obra é resultado da relação estabelecida entre o projeto Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e o Encontro sobre Investigação na Escola (EIE). Os textos aqui apresentados retratam um pouco do que foi a décima sétima edição do EIE: Experiências, Diálogos e (Re)escritas em Rede, promovido pelos colaboradores do projeto dos Ciclos Formativos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa/RS. São apresentados aspectos fundantes para a prática profissional do professor, como: a troca de experiências, o aprender com o outro, a partilha e a coletividade. Essas marcas poderão ser encontradas e fortalecidas na leitura deste livro, em tempos em que se impõe, cada vez mais, o fortalecimento do coletivo.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO 
Maria do Carmo Galiazzi

APRESENTAÇÃO 
Daniele Bremm
Eduarda da Silva Lopes
Fabiane de Andrade Leite
Judite Scherer Wenzel

SEÇÃO 1 - CONVERSATÓRIOS 

Conversatório de Abertura
DIÁLOGOS ACERCA DA HISTÓRIA DA REDE DE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA (RIE) E DO ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA (EIE)
Elena Maria Billig Mello
Marli Teresinha Quartieri
Maria Cristina Pansera de Araújo
Judite Scherer Wenzel
Neusete Machado Rigo

Conversatório Temático
CONOCIMIENTO PEDAGÓGICO DESDE LA RED DE DOCENTES INVESTIGADORES EN BOGOTÁ- COLOMBIA 
Andrés Julián Carreño Díaz

Conversatório de Encerramento
INVESTIGAÇÃO DESDE A ESCOLA EM OUTROS   CONTEXTOS FORMATIVOS BRASILEIROS 
Aline Dorneles
Fabiane de Andrade Leite
Lenir Basso Zanon
Milton Antonio Auth

SEÇÃO 2 - RODAS DE SOCIALIZAÇÃO DOS RELATOS 

EIXO 1 - EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS 

Capítulo 1
PRÁTICA PEDAGÓGICA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA 
Adriane Kis Schultz
Danusa de Lara Bonotto

Capítulo 2
USANDO A ESTRATÉGIA PREDIZER-OBSERVAR-EXPLICAR PARA A APRENDIZAGEM DE CINÉTICA QUÍMICA COM USO DE UM EXPERIMENTO DEMONSTRATIVO NO ENSINO REMOTO
Águeda Cardoso de Aguiar
José Ribeiro Gregório
Daniele Trajano Raupp

Capítulo 3
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE GENÉTICA NUM CONTEXTO DE AULAS ONLINE 
Ana Paula Cigolini Carvalho
Carla Munique Aparecida Garda
Sandra Maria Wirzbicki

Capítulo 4
ENSINO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA FINS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO 
Beatris Lisbôa Mello
Ana Paula Santos de Lima
José Vicente Lima Robaina

Capítulo 5
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR NO ENSINO FUNDAMENTAL 
Emanuele Krewer
Maiara Taís Zydek
Ana Cecilia Teixeira Goncalves
Jeize de Fatima Batista

Capítulo 6
A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA COMO PONTO DE PARTIDA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE TEMÁTICA   SOBRE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA 
Gislaine Penha Rossetto
José Ribeiro Gregório
Daniele Trajano Raupp

Capítulo 7
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA FORMA CRÍTICA E DESCONTRAÍDA DE ABORDAR EM SALA DE AULA 
Jéssica Letícia Hübner
Daiane Anelise Artus
Janaína Raquel Vogel
Jeize de Fátima Batista
Ana Cecília Teixeira Gonçalves
Liane Seibert

Capítulo 8
UTILIZAÇÃO DE IMAGENS COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
Karen Raffaely Rigodanzo Teichmann
Cleiton Edmundo Baumgratz

Capítulo 9
ESTIMULANDO A COORDENAÇÃO MOTORA FINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL  
Kéli Bender

Capítulo 10
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO AMBIENTE ESCOLAR 161
Luana Alessandra da Silva
Tailur Mousquer Martins

Capítulo 11
RELATO DE VIVÊNCIAS EM UM PROJETO DE MELHORA DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDAD TECNOLÓGICA DEL URUGUAY COM UM OLHAR SOBRE UM CURSO DE PRÉ CÁLCULO 
Maicon Vinicius Altnetter
Marcelo Ubal
Marcos Rafael Burlón
Melody Garcia
Nibia Navarro

Capítulo 12
ESTEREÓTIPO DE UM CIENTISTA: A VISÃO DOS ALUNOS   DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CIÊNCIA 
Riceli Gomes Czekalski
Isabele Gamarra de Freitas
Ruben Alexandre Boelter

Capítulo 13
A INSERÇÃO DA PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA 
Silvia Cristina Binsfeld
Milton Antonio Auth

Capítulo 14
ENSINO DOS SERES VIVOS: PARA ALÉM DA VISÃO ANTROPOCÊNTRICA 
Tanise de Oliveira Flores
Lavínia Schwantes
Peterson Fernando Kepps da Silva
Mélany Silva dos Santos

Capítulo 15
 ENSINO APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: REPENSANDO MINHA PRÁTICA 
 Valéria Cristina Coladello
Aline Portella Biscaino

EIXO 2 - EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO 

Capítulo 16
VIVÊNCIAS NO PIBID-LECAMPO: REFLEXÕES NO/DO PROCESSO FORMATIVO 
Andreia Costa da Silva
Denise da Silva

Capítulo 17
NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS: HISTÓRIAS DE UMA PROFESSORA EM FORMAÇÃO PERMANENTE 
Ida Letícia Gautério da Silva
Aline Dorneles

Capítulo 18
A PRODUÇÃO DE VÍDEOS PARA O DIAGNÓSTICO DA APRENDIZAGEM
Ilse Maria Dahmer Schardong
Neusete Machado Rigo

Capítulo 19
A POTENCIALIDADE DA COLABORAÇÃO E DAS INTERAÇÕES DIALÓGICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA VIVIDA NO CONTEXTO ONLINE 
Karlene Tatiana Kolling
Charles dos Santos Guidotti

Capítulo 20
RELATOS E VIVÊNCIAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O ENSINO REMOTO E SEU IMPACTO EM NOSSA FORMAÇÃO 
Kauan Ferreira Rosa
Alexandre Bourscheid
Eliane Gonçalves dos Santos
Jandira Scherer

Capítulo 21
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE 
Magali Regina Schumann
Beatris Gattermann
Flávia Oliveira Junqueira

Capítulo 22
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 
Maria Eduarda Domingues Sperotto
Beatris Gattermann
Clarissa Ricalde Gervasio

Capítulo 23
O EXERCÍCIO E OS DESAFIOS DO TRABALHO DOCENTE EM MEIO A PANDEMIA COVID-19 
Vanessa Candito
Karla Mendonça Menezes
Carolina Braz Carlan Rodrigues

EIXO 3 - EXPERIÊNCIAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, CURRICULARES E CULTURAIS 

Capítulo 24
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II: DO PLANEJAMENTO A AÇÃO 
Gabriele Strochain
Rúbia Emmel

Capítulo 25
FORMAÇÃO DE DOCENTES NA MODALIDADE CURSO NORMAL: TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
Ilda de Franceschi Fellipetto
Marciele Dias Santos Cabeleira
Maria Cristina Pansera de Araújo

Capítulo 26
AFETAÇÕES E EXPERIMENTAÇÕES: ENSINO REMOTO EM ARTES VISUAIS E PANDEMÔNIO 
José Murilo Fortunato Pereira
Andrisa Kemel Zanella

Capítulo 27
ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE OS CIRCUITOS ELÉTRICOS SIMPLES: POSSIBILIDADES PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Maria Augusta Butzen Schardong
Salete Adriane Kraemer
Raquel Maldaner Paranhos
Jonas Cegelka da Silva


Ficha Técnica

C568   Ciclos formativos e encontro sobre investigação na escola [recurso eletrônico] : experiências, diálogos e (re)escritas em rede / organizadoras: Daniele Bremm ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
343 p. : il. 

ISBN 978-65-5397-020-5
DOI 10.46550/978-65-5397-020-5

1. Educação. 2. Prática pedagógica. 3. Ensino-aprendizagem. 4. Formação de professores. I. Bremm, Daniele (org.).      

CDU: 37