
O livro trata da Experiência, mas o que é a experiência senão uma vivência refletida. O fato de pararmos para pensar retrospectivamente sobre o que fazemos e assim escrever, descrever e narrar as situações que nos tocam nas ações de formação e docência é o estopim do processo reflexivo, porque nos permite uma reflexão contextual sobre a situação, sobre os processos pedagógicos e sobre quem somos/nos tornamos ou sobre como nos formamos como professores. Num segundo processo e tendo em vista que a escrita nos força a um pensamento mais sistêmico/sistematizado podemos ao longo do processo de relatar a experiência – aprender como ela - e sistematizar os saberes deste processo, tornando-os públicos. Quando um relato de experiência atinge este patamar ele está dotado de reflexões críticas e prospectivas ou seja, apresenta modificações e proposições para o sujeito professor que refletiu, para os outros que leem ou participaram das ações e com os outros do discurso, teóricos e possíveis leitores. Este acabamento estético-narrativo é o que esperamos de relatos experientes, eles não estão mais focados na métrica e sim no processo, não estão focados no resultado ou objeto de conhecimento, mas também e principalmente no caminho, nas aprendizagens, num currículo narrativo.
Link de acesso direto: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/312/9i4WLrpP44Ru.pdf
PREFÁCIO
Roque Ismael da Costa Güllich
APRESENTAÇÃO
Eliane Gonçalves dos Santos
Fabiane de Andrade Leite
Angélica Maria de Gasperi
Tamini Wyzykowski
SEÇÃO 1: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Capítulo 1 - A EXPERIMENTAÇÃO E A APRENDIZAGEM DA OSMOSE NO ENSINO MÉDIO
Angelita Lopes Dahmer
Capítulo 2 - O PAPEL DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PARA OS ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA: ESTUDO DE CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CERRO LARGO, RS
Márcia Tschiedel
Capítulo 3 - A IMPORTÂNCIA DA MOSTRA CIENTÍFICA COMO INTEGRAÇÃO ENTRE ESCOLA BÁSICA E UNIVERSIDADE
Lisieh Corrêa Miranda
Capítulo 4 - AULA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DO CONHECIMENTO: A IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS
Madalena Schmitt Scheid
Capítulo 5 - MOSTRA DE CULINÁRIA: RESGATE DE UM PROJETO ESCOLAR
Tailur Mousquer Martins
Capítulo 6 - INTERDISCIPLINARIDADE: UMA ABORDAGEM DE ENSINO E APRENDIZAGEM DIANTE DO PROJETO ENERGIA AMIGA
Raquel Weyh Dattein
Márcia Inês Hartmann
Capítulo 7 - HORTA DA ESCOLA EUGÊNIO FRANTZ: COMO ALTERNATIVA PARA UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL
Jandira Scherer
Capítulo 8 - MEIO AMBIENTE NA ESCOLA: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO
Elisangela Ferreira dos Santos
Capítulo 9 - A IMPORTÂNCIA DO USO DAS CTSA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Manuela Souza de Lima
Capítulo 10 - IDENTIFICAÇÃO DOS VEGETAIS EXÓTICOS NO AMBIENTE ESCOLAR
Carmele Patrícia Kunst
Capítulo 11 - EXPERIÊNCIA INICIAL NO PIBID: ENSINO DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO
Giulia Colpo Siqueira
Capítulo 12 - TRILHA ECOLÓGICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇO NÃO-FORMAL
Lucas Lafaiete Leão de Lima
Capítulo 13 - REFLEXÃO E APRENDIZADO A PARTIR DO FILME “SONHOS TROPICAIS” NO ENSINO DE CIÊNCIAS
David Oliveira da Silva
Capítulo 14 - DESCONSTRUINDO ESTEREÓTIPOS EM UMA OFICINA SOBRE GÊNERO NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariele Lunardi Schmechel
Capítulo 15 - O FENÔMENO DA CHUVA ÁCIDA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE MODELAGEM NAS CIÊNCIAS E DE PESQUISA DA PRÓPRIA PRÁTICA
Daniéli Vitória Goetz Pauli
Capítulo 16 - CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIAS E DIÁLOGOS
Fabiane Habowski
Capítulo 17 - FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM DO SER PROFESSOR-ALUNO
Lenilson Rafael Bastos Cavalcante
Capítulo 18 - TRANSFORMANDO O APRENDIZADO: UMA EXPERIÊNCIA DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Kamille Agnes Silva Fernandes
Capítulo 19 - REFLEXÕES SOBRE A PRIMEIRA INSERÇÃO EM SALA DE AULA NO PIBID
Manoela Lorentzen Harms
Capítulo 20 - INVESTIGANDO PARA APRENDER: ELABORAÇÃO DE MAPA MENTAL PARA A COMPREENSÃO DE DOENÇAS CROMOSSÔMICAS161
Victória Santos da Silva
Capítulo 21 - UM OLHAR PARA AS MÍDIAS COMERCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA REVISTA ELETRÔNICA DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Cláudia Böck Berwaldt
Capítulo 22 - ROSALIND FRANKLIN: A CONSTRUÇÃO DE HQ’S A PARTIR DE ELEMENTOS DA HC NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Angélica Maria de Gasperi
Capítulo 23 - VALIDAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE RADIAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO DO PROFESSOR187
Vanda Thomas Preussler
Capítulo 24 - BIOGEOGRAFIA COMPARADA NA DIETA ALIMENTAR DE PEIXES: UM DESIGNER EXPERIMENTAL SOBRE RELAÇÕES TRÓFICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Geovan Rodrigues da Silva Carvalho
Capítulo 25 - EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO INICIAL
Naiára Berwaldt Wust
Capítulo 26 - A ARBORIZAÇÃO ESCOLAR COMO FORMA DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, ESTUDO BOTÂNICO E SUA RELEVÂNCIA PARA O EDUCANDÁRIO
Elizéte Cantini Scheeren
Capítulo 27 - AULA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS E ARTES: AS PRÁTICAS DOCENTES E AS REFLEXÕES CONCEBIDAS219
Kérita da Silva Camargo do Nascimento
Capítulo 28 - SENSIBILIZAR PARA A DENGUE EVITAR: MÃO NA MASSA EM CIÊNCIAS
Tamini Wyzykowski
Capítulo 29 - DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: (RE)CONHECENDO UMA PRÁTICA FUNDAMENTAL À PROMOÇÃO DA SAÚDE
Luciane Sandri Schneider
SEÇÃO 2: INSERÇÃO NA DOCÊNCIA - ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS
Capítulo 30 - UTILIZAÇÃO DE SIMULADOR PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE ELETRICIDADE
Suélen Melissa Philippsen
Capítulo 31 - CONSTITUIÇÃO FORMATIVA COMO PROFESSORA DE FÍSICA
Letícia Barbieri Martins
Capítulo 32 - MODELOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR
Letiane Lopes da Cruz
Capítulo 33 - O MOVIMENTO DE TORNAR-ME PESQUISADORA DA MINHA PRÁTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCRITA EM DIÁRIO DE BORDO
Márcia Santos da Silva
Capítulo 34 - REFLEXÕES DE UMA ESTAGIÁRIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: MOSTRA DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Kelly Teixeira Santos
Capítulo 35 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COM A DOCÊNCIA ASSISTIDA
Amanda Emmanuele Paulus Machado
Capítulo 36 - O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE ESTÁGIO NÃO-FORMAL
Jonathan Grützamnn Fin
Capítulo 37 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Julia de Oliveira Lange
Capítulo 38 - CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SÃO LUIZ GONZAGA/RS
Mariana de Bastos Santiago
Capítulo 39 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOB AS LENTES DO DIÁRIO DE FORMAÇÃO
Sabrina Hoffmann
Capítulo 40 - DOCÊNCIA NA PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE AS VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO DE CIÊNCIAS
Vitória Rodrigues Martiny
Capítulo 41 - DO CONHECIMENTO À PRÁTICA: MEU RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO DE ENSINO DE CIÊNCIAS
Yonara Kapp
Capítulo 42 - ONTEM ALUNA, HOJE PROFESSORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MOSTRANDO COMO O ESTÁGIO DE GESTÃO ESCOLAR ME CONSTITUI PROFESSORA
Karim Francini Herlen
Capítulo 43 - PERCEPÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR
Larissa Medeiros Nascimento
Capítulo 44 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELETRICIDADE: UMA PROPOSTA DE IFAEC EM UMA TURMA DE 8° ANO
Vanessa Cléia Palinski
Capítulo 45 - ÁGUA E ÓLEO, POR QUE NÃO SE MISTURAM?: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS SOBRE AS (RE)CONSTRUÇÕES DE UM FUTURO PROFESSOR EM AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA
Giordane Miguel Schnorr
Capítulo 46 - SEQUÊNCIA DIDÁTICA: COMPREENDENDO SOBRE ENERGIA E ELETRICIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Joana Ferronato Fagundes
Capítulo 47 - INVESTIGAÇÃO-FORMAÇÃO-AÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS APLICADA AO CONTEÚDO DE PROGRAMAS E INDICADORES DE SAÚDE PÚBLICA EM UMA TURMA DE 7º ANO
Alessandra Nilles Konzen
Capítulo 48 - DEBATE EM SALA DE AULA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Isabela Alves dos Santos
SEÇÃO 3: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NO PROCESSO FORMATIVO
Capítulo 49 - O PROCESSO DE ESCRITA NO ESTÁGIO DE PESQUISA: UM MOVIMENTO QUE POTENCIALIZA A TOMADA DE CONSCIÊNCIA
Judite Scherer Wenzel
Capítulo 50 - CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO “UMA BREVE HISTÓRIA DA CIÊNCIA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Fabiane de Andrade Leite
Capítulo 51 - PROBLEMATIZANDO CONCEITOS DE METODOLOGIA, MÉTODO, ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Sandra Maria Wirzbicki
Capítulo 52 - PROJETO SALÃO DAS CIÊNCIAS: ESPAÇO DE TROCAS, DE APRENDIZAGENS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Eliane Gonçalves dos Santos
Capítulo 53 - UM OLHAR PARA AS MÍDIAS COMERCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM REVISTA DA ÁREA
Rosangela Inês Matos Uhmann