Ciclos De Formação De Professores Na Universidade Federal Da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo/Rs

O livro, Ciclos de Formação de Professores na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo/RS, conta com três seções organizadas com escritas realizadas por professores da Educação Básicas, licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática, e, também, por professores formadores da UFFS. Na primeira seção apresentamos os relatos de experiência elaborados por professores em atividade na Educação básica e futuros professores. Na sequência apresentamos os capítulos que sistematizam pesquisas concluídas ou em andamento na área do Ensino de Ciências realizadas por mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS campus Cerro Largo/RS. E, na última seção estão apresentados resumos de relatos realizados por professores da UFFS participantes dos encontros do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP).

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO: CÍRCULOS E CICLOS SÃO CAMINHOS NA TRAVESSIA
Roque Ismael da Costa Güllich

APRESENTAÇÃO
Danusa de Lara Bonotto
Eloisa da Silva Pauletti
Fabiane de Andrade Leite
Jéssica Hensing Nilles

SEÇÃO 1 - CICLOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Capítulo 1 - CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS: VIVÊNCIAS E CONCEPÇÕES
Vitória Rodrigues Martiny
Naiára Berwaldt Wust 
Fabiane de Andrade Leite

Capítulo 2 - O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO CONTINUADA
Danusa de Lara Bonotto
Izabel Gioveli
Susana Machado Ferreira

Capítulo 3 - EXPERIÊNCIAS DO ENSINAR E APRENDER O DESENHO TÉCNICO NA UFFS, NO MODO NÃO PRESENCIAL
Patrícia Marasca Fucks

Capítulo 4 - MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA DE CIÊNCIAS: PRÁTICAS SOBRE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO
Daiana de Lima 
Gabriela Poll Moraes 
Izabel Gioveli 
Roque Ismael da Costa Güllich 

Capítulo 5 - SIMULANDO A FORMAÇÃO DE COACERVADOS A PARTIR DA TEORIA DA EVOLUÇÃO QUÍMICA
Daniela Silva de Lourenço
Sandra Maria Wirzbicki

Capítulo 6 - CICLOS FORMATIVOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO FORMATO ON-LINE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Mariele Lunardi Schmechel 
Naiára Berwaldt Wust
Fabiane de Andrade Leite

Capítulo 7 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL, SOCIAL E ECONÔMICA DO USO RACIONAL DA  ÁGUA
Valquiria Ottonelli Hanauer
Danusa de Lara Bonotto

Capítulo 8 - ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA CADEIA ALIMENTAR NOS ANOS INICIAIS
Adriane Kis Schultz
Danusa de Lara Bonotto

Capítulo 9 - PRÁTICA FORMATIVA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INTERVENÇÃO NOS ANOS INICIAIS SOBRE DENGUE
Marcieli Luísa Zimmer
Luana Gabriele Spengler Fischer 
Melissa Postal
Luciane Carvalho Oleques

SEÇÃO 2 - INTERFACES DE PESQUISA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Capítulo 10 - O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
Judite Scherer Wenzel

Capítulo 11 - O PAPEL DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DE CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM A CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Andressa Vargas de Souza
Rúbia Emmel

Capítulo 12 - O ENSINO DE PALEONTOLOGIA A PARTIR DOS DOCUMENTOS CURRICULARES E DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD (2020)
Carolina Farias da Costa
Neusa Maria John Scheid

Capítulo 13 - OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM MODELAÇÃO: COMPREENSÕES NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Angelita Lopes Dahmer
Sandra Maria Wirzbicki

Capítulo 14 - O LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA CIÊNCIA-TECNOLOGIA
Ana Paula Butzen Hendges
Rosemar Ayres dos Santos

Capítulo 15 - A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DIFERENTES CONTEXTOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA EM PESQUISAS, LIVROS DIDÁTICOS E DOCUMENTOS OFICIAIS
Elisângela Chitolina Beyer
Rosangela Inês Matos Uhmann 

Capítulo 16 - PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM SERVIÇO E AS COMPREENSÕES SOBRE MODELOS E MODELAGEM
Esttefani Duarte Brum
Danusa de Lara Bonotto

Capítulo 17 - ATRAVESSAMENTOS: A AVALIAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Ilse Maria Dahmer Schardong
Neusete Machado Rigo

Capítulo 18 - COMUNIDADE AUTORREFLEXIVA NA FORMAÇÃO E NA DOCÊNCIA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Karen Regina Michelon 
Roque Ismael da Costa Güllich

Capítulo 19 - FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CNT: UMA PESQUISA A PARTIR DO TEMA BEBIDAS ALCOÓLICAS E O ENSINO CTS
Morgana Welke
Sinara München

Capítulo 20 - UNIDADE TEMÁTICA TERRA E UNIVERSO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Tanise Caroline Dias
Erica do Espírito Santo Hermel
Rosemar Ayres dos Santos

Capítulo 21 - MECANISMOS DA BIOPOLÍTICA FOUCAULTIANA NO CURRÍCULO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Rodrigo Pedrolo
Deniz Alcione Nicolay

Capítulo 22 - O ENSINO DE CIÊNCIAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM OLHAR PARA OS LIVROS DIDÁTICOS
Jéssica Hensing Nilles
Fabiane de Andrade Leite

Capítulo 23 - CINEMA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: SUAS POTENCIALIDADES NA DISCUSSÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Eloisa da Silva Pauletti
Eliane Gonçalves dos Santos

Capítulo 24 - INVESTIGAÇÃO NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Carla Vargas Bozzato
Rosangela Inês Matos Uhmann

Capítulo 25 - CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM PANORAMA INICIAL 
Claudia Escalante Medeiros
Paula Vanessa Bervian

SEÇÃO 3 - REFLEXÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES

SEMINÁRIO INTEGRADOR COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Rosangela Inês Matos Uhmann

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Paula Vanessa Bervian

A PRÁTICA DA PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Judite Scherer Wenzel

DESAFIOS DOCENTES E DISCENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA
Sandra Maria Wirzbicki

ENSINO SUPERIOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: COM A PALAVRA O FACEBOOK
Roque Ismael da Costa Güllich

AS DÚVIDAS PRESENTES NA MONITORIA!
Rafael José Ramos Guelfi
Ildemar Mayer

AULAS REMOTAS E EMPATIA: O DESAFIO DO TRABALHO COM ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Edemar Rotta

A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS COMO ESCOLHA
Eloisa Antunes Maciel

ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE UMA MESTRE EM ENSINO DE CIÊNCIAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO REMOTO
Cláudia Elizandra Lemke

AS COMPREENSÕES SOBRE PLANEJAMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Rosi Kelly Regina Marmitt
Rúbia Emmel
Danusa de Lara Bonotto

TIO TUNGSTÊNIO E FARADAY: DIÁLOGOS EPISTEMOLÓGICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E DE FÍSICA
Fabiane de Andrade Leite

VAMOS CONVERSAR SOBRE LIVROS DIDÁTICOS? UM CONVITE AOS LICENCIANDOS DOS CURSOS DE QUÍMICA E FÍSICA 
Eduarda da Silva Lopes

EXPERIÊNCIAS E REORGANIZAÇÃO DE PRÁTICAS EM PERÍODO DE PANDEMIA
Cleusa Inês Ziesmann

DESAFIOS DO ENSINO REMOTO EM ENGENHARIA
Márcio Antônio Vendruscolo

AULAS DE CÁLCULO II, NO ENSINO REMOTO 
Izabel Gioveli


Ficha Técnica

C568  Ciclos de formação de professores na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo/RS [recurso eletrônico] / organizadoras: Danusa de Lara Bonotto ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
330 p.

ISBN 978-65-5397-071-7
DOI 10.46550/978-65-5397-071-7

1. Educação. 2. Formação de professores. 3. Ensino-aprendizagem. I. Bonotto, Danusa de Lara (org.).                    

CDU: 371.13