Link de acesso direto à obra: https://editorametrics.com.br/media/pdfs/330/VVUjdqZlOVbb.pdf
A escrita acadêmica constitui-se como espaço privilegiado de socialização de saberes, de reflexão crítica e de construção coletiva do conhecimento no âmbito da universidade. Ao articular experiências formativas, investigações científicas e práticas profissionais, ela assume um papel formador fundamental, estimulando a autonomia intelectual, o diálogo interdisciplinar e o compromisso com a relevância social da produção científica. É nesse horizonte que se insere o Caderno de Artigos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar – Volume 4, obra que reúne produções de estudantes e docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os textos resultam de atividades desenvolvidas nos Seminários e Colóquios promovidos pelos campi de Serrinha e Bom Jesus da Lapa ao longo de 2025, expressando o esforço coletivo de articular teoria e prática sob a perspectiva da interdisciplinaridade. A coletânea aborda temáticas contemporâneas relacionadas à produção do conhecimento científico, à pesquisa implicada em contextos socioeducativos, ao assédio moral e à saúde mental nas organizações, bem como ao diagnóstico das escolas do campo na Bahia. Ao integrar diferentes olhares teóricos e experiências profissionais, a obra reafirma o compromisso com uma formação crítica, ética e socialmente comprometida, convidando o leitor ao diálogo permanente entre academia e sociedade e ao reconhecimento da ciência como instrumento de transformação e emancipação.
APRESENTAÇÃO
Selma Barros Daltro de Castro
Marize Damiana Moura Batista e Batista
Cesar Costa Vitorino
PARTE I: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E AS INTERLOCUÇÕES COM A ESCRITA CIENTÍFICA E A REVISÃO SISTEMÁTICA
Capítulo 1 - ESCRITA CIENTÍFICA E RESPONSABILIDADE COMUNICATIVA: PARA ALÉM DA FORMALIDADE
Pedro Jorge Silva Melo
César Costa Vitorino
Capítulo 2 - A ESCRITA CIENTÍFICA COMO COMPROMISSO ÉTICO E POLÍTICO: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES A PARTIR DO SEMINÁRIO DO PPGIES/UNEB
Aline Confessor Marques de Araújo
João Batista Vicente do Nascimento
Rozimeire Soares de Oliveira Porto
Capítulo 3 - ESTRATÉGIAS COLABORATIVAS DE INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS SOCIEDUCATIVOS: A IMPLICAÇÃO POLÍTICA DA PARA O USO SOCIAL NA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO
Daiane dos Santos Ramos
Claudia Regina de Oliveira Vaz Torres
Capítulo 4 - A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA CIENTÍFICA: PERSPECTIVAS NA FORMAÇÃO DE PESQUISADORES
Emerson Almeida dos Santos Sousa
Adriano Dantas Reis Santana
Capítulo 5 - CONCEPÇÕES DE DEFICIÊNCIA: A ESCRITA CIENTÍFICA COMO CAMINHO PARA A INTERVENÇÃO EDUCATIVA E SOCIAL
Eva Cristina do Carmo Araújo
Tainara da Silva Ferreira
Vanessa da Rocha Silva Reis
Marcia Torres Neri Soares
Capítulo 6 - A EFETIVIDADE DAS AÇÕES INTERSETORIAIS DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Roseane Vieira da Luz Mata
Idna Maria Fernandes Silveira Martins
João Batista Vicente do Nascimento
Capítulo 7 - O TEXTO CIENTÍFICO COMO FERRAMENTA SOCIOCOMUNICATIVA DE DEMOCRATIZAÇAO DO SABER ACADÊMICO
Mara Gleide Queiroz Matos
Carleila de Queiroz Matos
Selma Barros Daltro de Castro
Capítulo 8 - DISCUSSÕES TEÓRICAS ACERCA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Aldineia Borges dos Anjos Bonfim
Keila Ferreira Gomes
Cristiane Sena Gomes
Capítulo 9 - REVISÃO DE LITERATURA: NUANCES DA (IN)OBSERVÂNCIA DA MULHER EMPREENDEDORA SOCIAL BAIANA EM PESQUISAS (2021-2024)
Roberta Nonato da Silva
Diego Guilherme Lopes Rodrigues
Karla Cruz Bacelar dos Santos
Capítulo 10 - A FORMAÇÃO DE PESQUISADORES NA PÓS-GRADUAÇÃO: ESCRITA CIENTÍFICA E COMPROMISSO COM A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Marizete Barbosa de Lima Souza
Everton Nery Carneiro
Capítulo 11 - ELEMENTOS FUNDAMENTAIS DA ESCRITA CIENTÍFICA: LEITURA, RIGOROSIDADE METODOLÓGICA E ÉTICA
Luciano Araújo Lima
Cláudia Regina de Oliveira Vaz Torres
Capítulo 12 - MARCAS NO CHÃO, VOZES NA SALA: A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO BRASIL
Genilza Castro Carneiro
Arlete Rodrigues de Souza
César Costa Vitorino
Capítulo 13 - A EFICÁCIA DA ESCRITA CIENTÍFICA
Priscila Vogel Nunes Pinheiro
PARTE II: INVESTIGAR E INTERVIR COLABORATIVAMENTE EM SITUAÇÕES DE CAMPO: A PESQUISA APLICADA E SUA PRODUÇÃO EM CONTEXTOS SOCIOEDUCATIVOS
Capítulo 14 - INVESTIGAR E INTERVIR COLABORATIVAMENTE EM SITUAÇÕES DE CAMPO EDUCACIONAL: O QUE NOS MOVE? ANÁLISES A PARTIR DE UM COLÓQUIO
Cristiano Matheus Nogueira Silva de Oliveira
Elloyse Santiago Silva
Selma Barros Daltro de Castro
Capítulo 15 - A PESQUISA IMPLICADA E SEUS ENTRELACES COM A INCLUSÃO ESCOLAR: REFLEXÕES SOBRE O SENTIDO COLABORATIVO
Joyce Santana Araújo Silva
Thaís Meireles de Oliveira
Marcia Torres Neri Soares
Capítulo 16 - FORMAÇÃO DOCENTE POR MEIO DA PESQUISA COLABORATIVA: REFLEXÕES TEÓRICO-PRÁTICAS DE UM COLÓQUIO SOCIOEDUCATIVO
Nadjanara Lopes de Abreu Araújo
Jéssica da Silva Santos
Ivonete Barreto de Amorim
Capítulo 17 - CONCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: REFLEXÕES ACERCA DAS DISCUSSÕES DE UM COLÓQUIO REALIZADO NO TERRITÓRIO DO SISAL
Camila Figueiredo de Carvalho Mélo
Mônica Moreira de Oliveira Torres
Capítulo 18 - PESQUISA COLABORATIVA: PERSPECTIVAS CONCEITUAIS ACERCA DA PESQUISA IMPLICADA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Suzete Patrocinio de Souza
Patrícia Júlia Souza Coelho
Capítulo 19 - INVESTIGAR E INTERVIR: AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COMPROMETIDA COM AS LUTAS CAMPONESAS
Maria Cremilda Lima Santos
Maria Madalena Mota de Araújo
Janeide Bispo dos Santos
Capítulo 20 - PESQUISA IMPLICADA E DESAFIOS À FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICO-SUPERADORA
Manoel Messias Andrade de Matos
Manuela Barros Santos
Marize Damiana Moura Batista e Batista
PARTE III: ASSÉDIO MORAL E SAÚDE MENTAL NAS ORGANIZAÇÕES: CONTEXTUALIZAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS DESSAS PRÁTICAS PARA A SOCIEDADE
Capítulo 21 - EDUCAÇÃO, ASSÉDIO MORAL E CONTRADIÇÕES DA SOCIEDADE CAPITALISTA: A EJA COMO ESPAÇO DE RESISTÊNCIA
Manoel Messias Andrade de Matos
Manuela Barros Santos
Marize Damiana Moura Batista e Batista
Capítulo 22 - ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO E SEUS IMPACTOS SOBRE INDIVÍDUO, FAMÍLIA E ORGANIZAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS ACADÊMICOS E DO SEMINÁRIO PPGIES/UNEB
Luciano Araújo Lima
Claudia Regina de Oliveira Vaz Torres
Capítulo 23 - ASSÉDIO MORAL, TRABALHO E DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES ACERCA DO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL E GARANTIA DE DIREITOS
Thais Meireles de Oliveira
Joyce Santana Araújo Silva
Marcia Torres Neri Soares
Capítulo 24 - ASSÉDIO MORAL NAS ESCOLAS: APORTES TEÓRICOS INICIAIS E POSSIBILIDADES DE ENFRENTAMENTO
Camila Figueiredo de Carvalho Mélo
Mônica Moreira de Oliveira Torres
Capítulo 25 - ASSÉDIO MORAL E SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: IMPACTOS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
Elloyse Santiago Silva
Cristiano Matheus Nogueira Silva de Oliveira
Capítulo 26 - ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS E AS CONSEQUÊNCIAS NA SAÚDE MENTAL
Suzete Patrocinio de Souza
Patrícia Júlia Souza Coelho
Capítulo 27 - CAMPONESES EM TENSÃO: EXPRESSÕES DO ASSÉDIO MORAL COMO INSTRUMENTO IDEOLÓGICO DE PODER
Maria Cremilda Lima Santos
Maria Madalena Mota de Araújo
Janeide Bispo dos Santos
Capítulo 28 - ENTRE SILÊNCIOS E RESISTÊNCIAS: ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO, REFLEXÕES, A PARTIR DO II SEMINÁRIO DO PPGIES NA UNEB- CAMPUS XI
Jéssica da Silva Santos
Nadjanara Lopes de Abreu Araújo
Capítulo 29 - SAÚDE MENTAL DE ALUNOS DAS ESCOLAS DO CAMPO: UM OLHAR SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE CUIDADO
Daiane dos Santos Ramos
Priscila Vogel Nunes Pinheiro
Claudia Regina de Oliveira Vaz Torres
PARTE IV: DIAGNÓSTICO DAS ESCOLAS DO CAMPO NO ESTADO DA BAHIA
Capítulo 30 - EDUCAÇÃO DO CAMPO E INCLUSÃO: POR UMA ESCOLA DE TODOS E PARA TODOS
Vanessa da Rocha Silva Reis
Eva Cristina do Carmo Araújo
Tainara da Silva Ferreira
Marcia Torres Neri Soares
Capítulo 31 - O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO: PANORAMA DE PESQUISAS RECENTES (2021-2025)
Aline Confessor Marques de Araújo
João Batista Vicente do Nascimento
Rozimeire Soares de Oliveira Porto
Capítulo 32 - ESCOLAS DO CAMPO NO TERRITÓRIO VELHO CHICO: REFLEXÕES ACERCA DO DIAGNÓSTICO EDUCACIONAL À LUZ DAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Cristiane Sena Gomes
Aldineia Borges dos Anjos Bonfim
Ivonete Barreto de Amorim
Capítulo 33 - REDUÇÃO DAS ESCOLAS DO CAMPO: ESTUDO SOBRE CAUSAS E IMPACTOS
Adriano Dantas Reis Santana
Emerson Almeida dos Santos Sousa
Mônica Moreira de Oliveira Torres
Capítulo 34 - RODAS DE CONVERSA E NARRATIVAS NOS TCCs DO PPGIES (2021-2024): O COMPROMISSO POLÍTICO DAS PESQUISAS DE GÊNERO
Karla Cruz Bacelar dos Santos
Sandra Célia Coelho Gomes da Silva
Capítulo 35 - A EDUCAÇÃO DO CAMPO E A RESISTÊNCIA CAMPONESA: POLÍTICAS PÚBLICAS E CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA
Marizete Barbosa de Lima Souza
Everton Nery Carneiro
Capítulo 36 - POLÍTICAS PÚBLICAS: PERSPECTIVAS PARA A JUVENTUDE NO ESPAÇO RURAL
Carleila de Queiroz Matos
Mara Gleide Queiroz Matos
Selma Barros Daltro de Castro
Capítulo 37 - DIREITOS DA MULHER CAMPESINA: CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO, A JUSTIÇA SOCIAL E A CIDADANIA
Diego Guilherme Lopes Rodrigues
Roberta Nonato da Silva
Sandra Célia Coelho Gomes da Silva
Capítulo 38 - A INVISIBILIZAÇÃO DO INDIVÍDUO DA ESCOLA DO CAMPO: E EU, NÃO SOU INTELECTUAL?
Pedro Jorge Silva Melo
César Costa Vitorino
Capítulo 39 - EDUCAÇÃO, TRABALHO E RESISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA, O ASSÉDIO MORAL E A EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
Arlete Rodrigues de Souza
Genilza Castro Carneiro
César Costa Vitorino
Capítulo 40 - GÊNERO, NARRATIVAS E FORMAÇÃO CONTINUADA NAS DISSERTAÇÕES PPGIES: FORTALECENDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO CAMPO (2021-2024)
Idna Maria Fernandes Silveira Martins
João Batista Vicente do Nascimento
Capítulo 41 - MULTICULTURALIDADE EM SERRA DO RAMALHO: ANÁLISE DAS DIRETRIZES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Roseane Vieira da Luz Mata
MESTRANDOS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA E SOCIAL
DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA E SOCIAL E SUES CAMPUS DE ATUAÇÃO