
Esta é a segunda publicação do projeto indissociável “Ateliê dos Números”. O projeto tem como objetivo apoiar a formação inicial, profissional e cidadã dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria, integrando estudantes e professores do Campus e da Rede Pública Municipal, no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que permitam a reflexão e a produção do conhecimento sobre a prática docente, especialmente, sobre a concepção, elaboração, utilização e avaliação de materiais didáticos (jogos físicos e digitais e materiais lúdico-manipulativos), contemplando os campos de experiência da Educação Infantil (EI) e as habilidades da área da matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental (EF).
APRESENTAÇÃO: ENCONTROS ENVOLVENDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Capítulo 1 - ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DAS AULAS DE ABORDAGENS TEÓRICO METODOLÓGICAS DE MATEMÁTICA
Capítulo 2 - REVERBERAÇÕES ACERCA DAS VIVÊNCIAS E DOS CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS EM ABORDAGENS TEÓRICO METODOLÓGICAS DE MATEMÁTICA
Capítulo 3 - MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A MATEMÁTICA: JOGOS DE ORIGEM AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
Jogo do Buso
Jogo da Onça
Mancala
Tsoro Yematatu
Yoté
Capítulo 4 - MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A MATEMÁTICA: HISTÓRIAS INFANTIS EXPLORANDO O TANGRAM
O menino sonhador
Joana e seu novo amigo Nico
A caixa de ferramentas do vovô
Alice e o livro das perguntas
Ferdinando, o gato travesso
Seu Zé
O coelho Alfredo
Poção mágica
O pequeno indígena
Um dia de lhama
O passeio do coelhinho
CARTA AOS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO IFRS, CAMPUS VACARIA
SOBRE OS(AS) AUTORES(AS)