
Os textos, imagens e arquivos apresentados neste livro foram organizados como parte integrante da tese de doutorado “Narrações do eu morrente” de minha autoria (2020-2024), inserida na linha de pesquisa Arte e Tecnologia do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria – PPGART/ UFSM, sob orientação da professora Reinilda Minuzzi.
PREFÁCIO13
INTRODUÇÃO15
1 EMARANHAMENTOS TEÓRICOS HÍBRIDOS25
2 2020/1: PENSAR PANDÊMICO31
3 EDMOND COUCHOT: DAS SUBJETIVIDADES, DESLOCAMENTOS E OUTRAS CONFIGURAÇÕES35
3.1 Questões e encaminhamentos35
3.2 Deslocamentos: sobre identidades, duplos e variações38
3.3 Duplos40
3.4 Variações41
3.5 Em tempo: multimodal, arte e artista 42
2.6 Finalizando o começo44
4 FOGO E SOPA DE MOCOTÓ: QUE NÃO VEIO DE WUHAN47
5 WORK IN PROCESS: DISTANCIAMENTO E REORDENAÇÃO POÉTICA EM PERCURSOS ERRANTES53
5.1 Proximidade da distância e o ato de criar 55
5.2 Reordenamentos do processo57
5.3 (In)conclusões59
6 PROJETO DE APROFUNDAMENTO DA PESQUISA POÉTICA61
7 CONTINGÊNCIAS HÍBRIDAS: DOS CONCEITOS, (IN)DEFINIÇÕES À CRIAÇÃO63
7.1 Passo 1 – Apresentar63
7.2 Passo 2 – Personalizando escritas: indicar para não repetir 64
7.3 Passo 3 – As (in)definições e deslizamento dos termos65
7.4 Passo 4 – Dos deslizamentos, aproximações e labirintos68
7.5 Passo 5 – Contingências híbridas72
7.6 Passo 6 – (In)conclusão74
8 PÓS-MODERNIDADE: IDENTIDADE, MEMÓRIAS NARRATIVAS EM IDEIAS FRAGMENTO75
8.1 Memória fragmento: o que fica de tudo que esquecemos 77
8.2 Tempo, espaço e identidades78
8.3 Compressão do tempo-espaço: “Quando”82
8.4 Fragmentações, identidades moldáveis 83
8.5 Simulacro de vivências84
8.6 Hexagonografia: memória fragmento 85
9 AGNUS VALENTE E A HEURÍSTICA HÍBRIDA: VARIAÇÕES METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM ARTE 89
10 2020/2: FRAGILIDADE DA EXISTÊNCIA 99
10.1 Contexto e situação99
11 NASCIMENTOS, MORTES E SUBSTITUIÇÕES: ENSAIO PARA NARRAÇÃO TEXTUAL DAS HIBRIDAÇÕES DE SI 101
12 A ARTE RESISTE E RESISTIR COM ARTE115
13 ARTE, ATIVISMO E RESISTÊNCIA: QUESTÕES EM FLUXO 117
14 APROXIMAÇÕES E REAÇÕES: EXPERIÊNCIAS, OBJETOS E INCERTEZAS EM OPERAÇÕES POÉTICAS HIBRIDIZADAS131
14.1 O contexto de aproximação133
14.2 As fontes de incerteza135
14.3 Entendimentos iniciais e continuidade das incertezas136
14.4 Processos poéticos: outros relatos, cruzamentos e questões137
14.5 Exercício 1 - Diálogos sobre a dor (anterior) 138
14.6 Exercício 2 - RH + O – (atual)140
14.7 Exercício 2 - IN/DO/LOR (projeto)141
14.8 Considerações iniciais142
15 VERDE CARVÃO: ENSAIO PARA POÉTICAS DA ESCRITA DO ARTISTA-PESQUISADOR 145
16 VERDE CARVÃO: GÊNESE DE CRIAÇÃO157
17 DESLIZAMENTOS TEÓRICOS, INDAGAÇÕES E IMPOSSIBILIDADES SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA159
18 2021/1: EMERGÊNCIAS DO FAZER - ENSAIO FRAGMENTO: NARRATIVAS DO EU-MORRENTE 169
18.1 Rememorando172
19 PROPOSIÇÕES E PUNCTUM: ENSAIO PARA UMA ESCRITA FRAGMENTO DA PESQUISA EM POÉTICAS VISUAIS179
19.1 Punctum 1 - Processos criativos e a pesquisa em arte182
19.2 Punctum 2 – Criação, política e artivismo183
19.3 Punctum 3 – Criação e corpo, corpo e criação185
19.4 Punctum 4 – Errância contemporânea/o185
19.5 Punctum 5 – Imagem/narração de si186
20 2021/2: SENSÍVEL (RE)COMEÇO191
21 CRÍTICA GENÉTICA, POIÉTICA E A PESQUISA EM ARTES VISUAIS: EXPERIÊNCIA DO PERCURSO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO 193
21.1 Da poiética à crítica genética 196
21.2 Apontamentos sobre a aplicação200
21.3 Conclusões iniciais203
22 2022/2 (RE)COMEÇO DO FIM209
23 CONTINGÊNCIAS HÍBRIDAS: NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO DE CRIAÇÕES NA PESQUISA EM ARTES VISUAIS211
23.1 Introdução 211
23.2 Criação pandêmica: contingências híbridas212
23.3 Deslizamentos, superfícies e resistências215
23.5 Nomeação dos sentidos: o que sentimos na pele217
23.6 (In)conclusão224
REFERÊNCIAS229
SOBRE O AUTOR239