Se queres me entender terás que me acompanhar no percurso que escolhi, ciente das omissões e imaginações de
uma memória fragmentada, a qual se deve desconfiança. Talvez assim, possas ver o que não vi, o que esqueci ou o que
deliberadamente não se quis dizer. (Texto de Campo. Valdemir. 18 de outubro de 2021).
Ao abrir cada grupo de páginas dos capítulos deste livro, surge o convite para desvelar parte de um modo de se “pensar uma arte pandêmica”, perpassando as experiências do autor, que podem nos levar a uma viagem interna, como artistas-pesquisadores ou como apreciadores do campo, negociando espaços do individual e do coletivo, ou seja, em vivências singulares, únicas ou em experiências compartilhadas. Não esquecemos, nessa imersão, que o contexto inesperado, vivido desde a Pandemia, tornou-se mobilizador de emoções desconhecidas, com mudanças de condições físicas e estruturais no nível pessoal e social e todo tipo de situação ainda não denominada claramente que, certamente, deixaram sequelas, de uma ou de outra forma, na arte e na vida de todos e de cada um.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
1 EMARANHAMENTOS TEÓRICOS HÍBRIDOS
2 2020/1: PENSAR PANDÊMICO
3 EDMOND COUCHOT: DAS SUBJETIVIDADES, DESLOCAMENTOS E OUTRAS CONFIGURAÇÕES
3.1 Questões e encaminhamentos
3.2 Deslocamentos: sobre identidades, duplos e variações
3.3 Duplos
3.4 Variações
3.5 Em tempo: multimodal, arte e artista
2.6 Finalizando o começo
4 FOGO E SOPA DE MOCOTÓ: QUE NÃO VEIO DE WUHAN
5 WORK IN PROCESS: DISTANCIAMENTO E REORDENAÇÃO POÉTICA EM PERCURSOS ERRANTES
5.1 Proximidade da distância e o ato de criar
5.2 Reordenamentos do processo
5.3 (In)conclusões
6 PROJETO DE APROFUNDAMENTO DA PESQUISA POÉTICA
7 CONTINGÊNCIAS HÍBRIDAS: DOS CONCEITOS, (IN)DEFINIÇÕES À CRIAÇÃO
7.1 Passo 1 – Apresentar
7.2 Passo 2 – Personalizando escritas: indicar para não repetir
7.3 Passo 3 – As (in)definições e deslizamento dos termos
7.4 Passo 4 – Dos deslizamentos, aproximações e labirintos
7.5 Passo 5 – Contingências híbridas
7.6 Passo 6 – (In)conclusão
8 PÓS-MODERNIDADE: IDENTIDADE, MEMÓRIAS NARRATIVAS EM IDEIAS FRAGMENTO
8.1 Memória fragmento: o que fica de tudo que esquecemos
8.2 Tempo, espaço e identidades
8.3 Compressão do tempo-espaço: “Quando”
8.4 Fragmentações, identidades moldáveis
8.5 Simulacro de vivências
8.6 Hexagonografia: memória fragmento
9 AGNUS VALENTE E A HEURÍSTICA HÍBRIDA: VARIAÇÕES METODOLÓGICAS DA PESQUISA EM ARTE
10 2020/2: FRAGILIDADE DA EXISTÊNCIA
10.1 Contexto e situação
11 NASCIMENTOS, MORTES E SUBSTITUIÇÕES: ENSAIO PARA NARRAÇÃO TEXTUAL DAS HIBRIDAÇÕES DE SI
12 A ARTE RESISTE E RESISTIR COM ARTE
13 ARTE, ATIVISMO E RESISTÊNCIA: QUESTÕES EM FLUXO
14 APROXIMAÇÕES E REAÇÕES: EXPERIÊNCIAS, OBJETOS E INCERTEZAS EM OPERAÇÕES POÉTICAS HIBRIDIZADAS
14.1 O contexto de aproximação
14.2 As fontes de incerteza
14.3 Entendimentos iniciais e continuidade das incertezas
14.4 Processos poéticos: outros relatos, cruzamentos e questões
14.5 Exercício 1 - Diálogos sobre a dor (anterior)
14.6 Exercício 2 - RH + O – (atual)
14.7 Exercício 2 - IN/DO/LOR (projeto)
14.8 Considerações iniciais
15 VERDE CARVÃO: ENSAIO PARA POÉTICAS DA ESCRITA DO ARTISTA-PESQUISADOR
16 VERDE CARVÃO: GÊNESE DE CRIAÇÃO
17 DESLIZAMENTOS TEÓRICOS, INDAGAÇÕES E IMPOSSIBILIDADES SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA
18 2021/1: EMERGÊNCIAS DO FAZER - ENSAIO FRAGMENTO: NARRATIVAS DO EU-MORRENTE
18.1 Rememorando
19 PROPOSIÇÕES E PUNCTUM: ENSAIO PARA UMA ESCRITA FRAGMENTO DA PESQUISA EM POÉTICAS VISUAIS
19.1 Punctum 1 - Processos criativos e a pesquisa em arte
19.2 Punctum 2 – Criação, política e artivismo
19.3 Punctum 3 – Criação e corpo, corpo e criação
19.4 Punctum 4 – Errância contemporânea/o
19.5 Punctum 5 – Imagem/narração de si
20 2021/2: SENSÍVEL (RE)COMEÇO
21 CRÍTICA GENÉTICA, POIÉTICA E A PESQUISA EM ARTES VISUAIS: EXPERIÊNCIA DO PERCURSO EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO
21.1 Da poiética à crítica genética
21.2 Apontamentos sobre a aplicação
21.3 Conclusões iniciais
22 2022/2 (RE)COMEÇO DO FIM
23 CONTINGÊNCIAS HÍBRIDAS: NARRAÇÃO E DESCRIÇÃO DE CRIAÇÕES NA PESQUISA EM ARTES VISUAIS
23.1 Introdução
23.2 Criação pandêmica: contingências híbridas
23.3 Deslizamentos, superfícies e resistências
23.5 Nomeação dos sentidos: o que sentimos na pele
23.6 (In)conclusão
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR