Aprendizagem Significativa Aplicada por Estudantes de Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico consiste no primeiro volume de estudos desenvolvidos por mestrandos da disciplina de Aprendizagem Significativa do Programa de Pós-graduação em Ensino Científico e Tecnológico da URI Santo Ângelo, com o acompanhamento dos docentes do Programa. Por seu conteúdo atual e relevante, esta obra é uma excelente fonte de consulta a todos que se interessam pela temática da aprendizagem significativa em ensino, com o uso de estratégias variadas de ensino de ciências, conforme algumas apresentadas neste livro. Que a leitura desta produção dê ensejo a novas compreensões e ações no campo do ensino científico e tecnológico e também fora dele.
Apresentação
Capítulo 1 - Aprendizagem Significativa como possibilidade de um novo fazer pedagógico docente
Rose Oliveira Lunardi
Denilson Rodrigues da Silva
Marcelo Paulo Stracke
Capítulo 2 - Aprendizagem Significativa como Ferramenta na Educação permanente em Saúde como estratégia para a redução de problemas na promoção da educação continuada relacionadas à Assistência à Saúde
Suzete Maria Liques
Rosane Teresinha Fontana
Marcelo Paulo Stracke
Capítulo 3 - Aplicação da Aprendizagem Significativa na melhoria do ensino no que se refere ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual
Paulo Moisés Dias de Freitas
Marcelo Paulo Stracke
Antônio Vanderlei dos Santos
Capítulo 4 - Ensino científico e tecnológico usando unidades de ensino potencialmente significativo sobre transformação de energia e meio ambiente
Bruna Terezinha Klassen
Antônio Vanderlei dos Santos
Marcelo Paulo Stracke
Capítulo 5 - Aprendizagem Significativa junto ao modelo de ensino híbrido rotações por estações
Paola Liandra Schildt Grasel
João Carlos Krause
Rosangela Ferreira Prestes
Capítulo 6 - Sala de aula invertida, uma metodologia para dar significado ao aprendizado
Claudia Maria Christ
Rozelaine de Fátima Franzin
Neusa Maria John Scheid
Capítulo 7 - Aprendizagem Significativa: implicações no ensino
Cristiane de Campos Salbego
Denilson Rodrigues da Silva
Marcelo Paulo Stracke
Capítulo 8 - Aprendizagem Significativa como ferramenta no ensino de Primeiros Socorros nas Empresas
Gisele Schlotefeldt Siniak
Rosane Teresinha Fontana
Marcelo Paulo Stracke
Capítulo 9 - Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel para o Ensino de Física
Alioha Fernanda Caetano Zandona
Rozelaine de Fátima Franzin
Flávio Kieckow
Capítulo 10 - A intencionalidade na educacão através da experimentacão em matemática no Ensino Fundamental
Adriano Schons
João Carlos Krause
Neusa Maria John Scheid
Sobre os autores
Sobre os organizadores
A654 Aprendizagem significativa aplicada por estudantes de mestrado
em ensino científico e tecnológico [recurso eletrônico] / organizadores: Antônio Vanderlei dos Santos, João Carlos Krause, Marcelo Paulo Stracke. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
122 p.
ISBN 978-65-5397-021-2
DOI 10.46550/978-65-5397-021-2
1. Aprendizagem significativa. 2. Inovações educacionais. I. Santos, Antônio Vanderlei dos (org.). II. Krause, João Carlos (org.). III. Stracke, Marcelo Paulo (org.).
CDU: 37.013