Este e-book é um convite à reflexão sobre os rumos da educação no século XXI. Em cada capítulo, exploramos a intersecção entre tecnologia, inclusão, inovação e práticas pedagógicas que transformam a sala de aula e, por extensão, a sociedade. As ideias apresentadas aqui não são apenas conceitos, mas ferramentas para inspirar mudanças concretas, ampliando as possibilidades de ensino e aprendizado em um mundo em constante evolução. Que esta obra inspire educadores, gestores, pesquisadores e estudantes a repensarem práticas, desafiarem limites e colocarem em prática soluções que moldem uma educação verdadeiramente transformadora. O impacto começa aqui, em cada leitura, reflexão e ação. A educação do futuro nos chama, e a resposta está em nossas mãos.
APRESENTAÇÃO
Elson José Ribeiro
Luciana Monteiro dos Santos
Maria Angélica Dornelles Dias
Adriano Valter Dornelles Dias
Caíque Alves Rocha Dutra
Daniela Rodrigues de Godoy
Valdemir Barbosa da Silva
Rodi Narciso
Capítulo 1 - NEUROTECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS INOVADORAS PARA OTIMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Guelly Urzêda de Mello Rezende
Fernanda Hungaro
Luciane Domingues de Campos
Mackson Azevedo Mafra
Magno Antonio Cardozo Caiado
Capítulo 2 - CONSELHO ESCOLAR INSTRUMENTO DE PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E GESTÃO COLABORATIVA
Débora Alves Morra Loures
Denise Lopes Costa
Lucas Ferreira Gomes
Maria da Fé Silva Moreira
Rosana de Jesus dos Santos Picanço
Capítulo 3 - EDUCAÇÃO SEM FRONTEIRAS: A INCLUSÃO ATRAVÉS DOS CURSOS EAD
Daniela Rodrigues de Godoy
Clidson Monteiro da Costa
Davi Cipriano de Queiroz
Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva
Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos
Capítulo 4 - A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO ELEMENTO IMPORTANTE NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE INCLUSÃO ESCOLAR NA ÓTICA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Jeckson Santos do Nascimento
Alex Andrelino Viana Jucá
Dirceu da Silva
Fábio José de Araújo
Laura Silva de Sousa
Capítulo 5 - O USO DE RECURSOS MULTIMÍDIAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZADO
Allysson Barbosa Fernandes
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
Fábio Fornazieri Picão
Luciene Alves
Odinei Barpi
Capítulo 6 - QUESTÕES AGRÁRIAS: DIAGNÓSTICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Suzamary Almira de Figueiredo
Cibele Elias da Silva
Demisa Francisca Pires
Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes
Uilma Honorato dos Santos
Capítulo 7 - IMPACTO DA CULTURA MAKER NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Sandra de Oliveira Botelho
Átila de Souza
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Eliene Andrade Fagundes
Neuza Maria Guimarães Franco Camargo
Capítulo 8 - TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO PILAR DE INCLUSÃO ESCOLAR: AVANÇOS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Maria Angélica Dornelles Dias
Rosilene Alves Lima
Daniele Cristiane Chagas Gampert
Elaine Pereira Brandão
Gláucia Regina Amorim Gervásio
Capítulo 9 - PRÁTICAS INCLUSIVAS EXITOSAS: ESTUDO DE CASOS E ESTRATÉGIAS EM ESCOLAS BRASILEIRAS
Elson José Ribeiro
Neuza Maria Guimarães Franco Camargo
Lindomar da Rocha
Caíque Alves Rocha Dutra
Joseane Nascimento Lima da Silva Angelo
Capítulo 10 - GESTÃO DO CONHECIMENTO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS HÍBRIDOS: ENFRENTANDO DESAFIOS E IMPLEMENTANDO SOLUÇÕES INOVADORAS
Solange Cassel Lopes de Quadros
Maria Angélica Dornelles Dias
Adriano Valter Dornelles Dias
Jefferson de Souza Gomes
Kássia Reijane dos Santos Andrade
Capítulo 11 - MÍDIAS DIGITAIS: CONECTANDO SABERES EM TEMPO REAL - UMA ANÁLISE DO IMPACTO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Mille Anne Ribeiro da Silva
Luciana Sousa Teixeira Alarcão
Teresa Helena Batelli de Oliveira
Capítulo 12 - INCLUSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS)
Aline Gomes Pinto de Brito
SOBRE OS ORGANIZADORES