Este estudo analisou duas visões de educação, baseadas em John Dewey, americano (1859-1952), e Paulo Freire, Brasileiro (1921-1997). Dewey apresenta como método o instrumentalismo e Freire a conscientização. Para Dewey a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. O conhecimento é uma actividade dirigida que não tem fim em si mesmo, mas está dirigida para a experiência. O aluno aprende a aprender. Dewey criou uma escola chamada LAB (Escola laboratório), onde os alunos podiam praticar a sua aprendizagem. Por sua vez, Freire, basicamente na sua obra de Pedagogia do Oprimido, fala da dialética de oprimido e de opressor. Diz que tanto o oprimido quando o opressor ambos assumem uma atitude de aceitação das suas condições. Paulo chama atenção para o facto de o oprimido lutar para tornar-se opressor. Ele diz que o ideal é não existissem nem oprimidos e opressores. Ambos devem lutarem para se libertarem. Daí que ele introduz o método da conscientização que deve ser feito através do diálogo. Dewey e Freire estão na origem dos métodos participativos, democráticos e libertadores que estão agora em voga. Por isso, podemos afirmar que os dois autores são actuais.
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
Capítulo 1 - VISÃO DEWEYANA DA EDUCAÇÃO
1.1 Influências da sua doutrina (contextualização)
1.2 Pragmatismo americano
1.3 O instrumentalismo de Dewey
1.4 Educação democrática e progressiva
1.5 Escola – laboratório: o lugar da testagem dos métodos pedagógicos
1.6 Raciocínio analítico: capacidade de raciocínio rápido do aluno
Capítulo 2 - A VISÃO DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE: A SUPERAÇÃO DA PEDAGOGIA BANCÁRIA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
2.1 Influências da Doutrina Paulo Freire (Contextualização)
2.2 Breve historial sobre a pedagogia geral
2.3 A Pedagogia do Oprimido, como humanista e libertária
2.4 Dialéctica: oprimido e opressor - a concepção bancária da educação como instrumento da opressão - seus pressupostos e sua crítica
2.5 Educador-educando: dentro da concepcção bancária da educação
2.6 Educação problematizadora como superação da educação Bancária
2.7 Diálogo: a dialogicidade – essência da educação prática da liberdade
2.7.1 A teoria da acção antidialógica
2.8 Método de Paulo Freire e os seus passos na superação da Pedagogia Bancária
2.81. Primeiro momento – investigação temática: leitura do mundo 88
2.8.2 Segundo momento – tematização: compartilhamento do mundo lido
2.8.3 Terceiro momento – reconstrução do mundo lido: problematização
2.9 Educando: sujeito da aprendizagem
Capítulo 3 - APROXIMANDO AS DUAS VISÕES DA EDUCAÇÃO: DEWEY E FREIRE
3.1 As visões de Dewey e Freire
3.1 Actualidade do pensamento de Dewey e Freire
3.2 Descrição do método PBL
3.3 Características do método
3.4 Suas etapas
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
SOBRE O AUTOR
N576a Nhanombe, Armindo Armando
Aprender a aprender com Dewey e Freire [recurso eletrônico] : experiência e diálogo / Armindo Armando Nhanombe. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
113 p.
ISBN 978-65-89700-18-0
DOI 10.46550/978-65-89700-18-0
1. Educação. 2. Dewey, John, 1859-1952. 3. Freire, Paulo, 1921-1997. I. Título
CDU: 37