Aprender A Aprender Com Dewey E Freire: aprender a aprender

Este estudo analisou duas visões de educação, baseadas em John Dewey, americano (1859-1952), e Paulo Freire, Brasileiro (1921-1997). Dewey apresenta como método o instrumentalismo e Freire a conscientização. Para Dewey a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida. O conhecimento é uma actividade dirigida que não tem fim em si mesmo, mas está dirigida para a experiência. O aluno aprende a aprender. Dewey criou uma escola chamada LAB (Escola laboratório), onde os alunos podiam praticar a sua aprendizagem. Por sua vez, Freire, basicamente na sua obra de Pedagogia do Oprimido, fala da dialética de oprimido e de opressor. Diz que  tanto o oprimido quando o opressor ambos assumem uma atitude de aceitação das suas condições. Paulo chama atenção para o facto de o oprimido lutar para tornar-se opressor. Ele diz que o ideal é não existissem nem oprimidos e opressores. Ambos devem lutarem para se libertarem. Daí que ele introduz o método da conscientização que deve ser feito através do diálogo. Dewey e Freire estão na origem dos métodos participativos, democráticos e libertadores que estão agora em voga. Por isso, podemos afirmar que os dois autores são actuais.

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Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO

Capítulo 1 - VISÃO DEWEYANA DA EDUCAÇÃO
1.1 Influências da sua doutrina (contextualização)
1.2 Pragmatismo americano
1.3 O instrumentalismo de Dewey 
1.4 Educação democrática e progressiva
1.5 Escola – laboratório: o lugar da testagem dos métodos    pedagógicos
1.6 Raciocínio analítico: capacidade de raciocínio rápido do aluno

Capítulo 2 - A VISÃO DA EDUCAÇÃO EM PAULO FREIRE: A SUPERAÇÃO DA PEDAGOGIA BANCÁRIA E A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO
2.1 Influências da Doutrina Paulo Freire (Contextualização)
2.2 Breve historial sobre a pedagogia geral 
2.3 A Pedagogia do Oprimido, como humanista e libertária 
2.4 Dialéctica: oprimido e opressor - a concepção bancária da educação como instrumento da opressão - seus pressupostos e sua crítica 
2.5 Educador-educando: dentro da concepcção bancária da educação 
2.6 Educação problematizadora como superação da educação Bancária 
2.7 Diálogo: a dialogicidade – essência da educação prática da liberdade 
2.7.1 A teoria da acção antidialógica 
2.8 Método de Paulo Freire e os seus passos na superação da Pedagogia Bancária 
2.81. Primeiro momento – investigação temática: leitura do mundo 88
2.8.2 Segundo momento – tematização: compartilhamento do mundo lido
2.8.3 Terceiro momento – reconstrução do mundo lido: problematização
2.9 Educando: sujeito da aprendizagem

Capítulo 3 - APROXIMANDO AS DUAS VISÕES DA EDUCAÇÃO: DEWEY E FREIRE
3.1 As visões de Dewey e Freire 
3.1 Actualidade do pensamento de Dewey e Freire 
3.2 Descrição do método PBL 
3.3 Características do método 
3.4 Suas etapas 

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

SOBRE O AUTOR


Ficha Técnica

N576a    Nhanombe, Armindo Armando
Aprender a aprender com Dewey e Freire [recurso eletrônico] : experiência e diálogo / Armindo Armando Nhanombe. - Santo Ângelo : Metrics, 2021. 
113 p.

ISBN 978-65-89700-18-0
DOI 10.46550/978-65-89700-18-0

1. Educação. 2. Dewey, John, 1859-1952. 3. Freire, Paulo, 1921-1997. I. Título          

CDU: 37