Alinhavos Sobre A Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva

Os textos que compõem essa obra: “Alinhavos sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva” traz propostas de textos que se entrelaçam e ultrapassam barreiras no âmbito da visibilidade em que a Educação Especial na perspectiva Inclusiva têm se mostrado inovando e desafiando formas de escrever e refletir sobre essa temática tão comum na sociedade atual. Foram escritos por e para profissionais de educação e, portanto, em linguagem acessível, acredita-se que possa ser útil, ao todo ou em parte, a pais e pessoas com e sem conhecimento técnico-discursivo que precisam e buscam esclarecer sobre a Educação Especial e Inclusiva. Anseio que este livro possa ser de grande valia ao público ao qual se destina e que se reverta em benefícios às pessoas especiais e aos envolvidos nesse processo desafiador que demanda envolvimento de todos os setores que compõe a sociedade. Uma excelente leitura e reflexão.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

PREFÁCIO
Rafael Soares Silva

Capítulo 1 - DIÁLOGOS SOBRE A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: O QUE AS PNEE 2008 E 2020 NOS APRESENTAM?
Tarcísio Welvis Gomes de Araújo
Thayane Nascimento Freitas
Aline Mendes Medeiros
Nádia Fernanda Martins de Araújo
Izabel Rodrigues da Silva 
Rafael Soares Silva 

Capítulo 2 - PROGRAMAS INTERSETORIAIS PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: SERÁ A ESCOLA O LÓCUS IDEAL PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS AÇÕES?
Miriam Ribeiro Calheiros de Sá
Marcia Denise Pletsch

Capítulo 3 - ENSINO DE QUÍMICA E A DEFICIÊNCIA VISUAL
Rafael Soares Silva   
Carmem Lúcia Costa Amaral 

Capítulo 4 - “O SURDO ENTENDEU OU PARECEU ENTENDER?”: CENÁRIO COMUNICATIVO DO SUJEITO SURDO EM FA-MÍLIAS SEM CONHECIMENTO DE LIBRAS
Júlia Maria Muniz Andrade 
Marcos Carvalho de Alencar Neto 
Thayane Nascimento Freitas 

Capítulo 5 - SURDEZ: CONCEPÇÃO HISTÓRICA- TEÓRICA E EDUCACIONAL 
Géssica Ferreira Carvalho Pessoa  

Capítulo 6 - NUVEM DE PALAVRAS: ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
Lílian de Sousa Sena
Andréa Pestana Pinheiro 
Aline de Sousa 
Ilka Márcia R. de Souza Serra

Capítulo 7 - POESIA SURDA: ANÁLISES DAS PRODUÇÕES POÉTICAS EM LIBRAS DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS LIBRAS
Heron Ferreira da Silva 
Ricardo Lima 
Thayane Nascimento Freitas 

Capítulo 8 - NÃO SE NASCE SURDO, TORNA-SE SURDO: REFLEXÕES SOBRE A CONSTITUIÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA DO SUJEITO COM SURDEZ
Gemma Galganni Pacheco da Silva 
Tarcísio Welvis Gomes de Araújo 
Bruna Rachel Sales Sobrinho de Oliveira 
Marcia Raika e Silva Lima 
Bruna Rodrigues da Silva Neres 

Capítulo 9 - ALFABETIZAÇÃO E OS PROCESSOS OPERACIONAIS DA INCLUSÃO NO ESPECTRO AUTISTA
Fabíola Cadete Silva 
Darleila Damasceno Costa 

Capítulo 10 - INCLUSÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: CONCEITOS E PERSPECTIVAS DE EFETIVAÇÃO
Ricardo do Nascimento da Silva 

Capítulo 11 - AS CONTRIBUIÇÕES DO AEE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Izabel Rodrigues da Silva 
Tarcísio Welvis Gomes de Araújo 
Thayane Nascimento Freitas 
Aline Mendes Medeiros 
Nádia Fernanda Martins de Araújo 
Rafael Soares Silva 

Capítulo 12 - A APRENDIZAGEM ESCOLAR NO AUTISMO E TPAC: CONTRIBUIÇÕES DO TREINAMENTO AUDITIVO FORMAL
Kátia Maria Sena  
Zarah Mizabella Duarte Ferreira Fernandes 
Thayane Nascimento Freitas 

Capítulo 13 - SÍNDROME DE DOWN: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marciana Vieira de Sousa 
Izabel Rodrigues da Silva 
Rafael Soares Silva 

Capítulo 14 - A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA E A BUSCA PELA CIDADANIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Tássio Mascarenhas De Carvalho 

Capítulo 15 - A LITERATURA SURDA INFANTIL COMO ESTRATÉGIA PARA O LETRAMENTO DA CRIANÇA SURDA
Thayane Nascimento Freitas 
Ivanilde do Nascimento Gomes 
Ivone das Dores de Jesus 

Capítulo 16 - A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS REGULARES
Ricardo do Nascimento da Silva 

Capítulo 17 - A INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO MERCADO DE TRABALHO: REPERCUSSÕES NA CIDADE DE TERESINA-PI
Tássio Mascarenhas De Carvalho 

Capítulo 18 - PERCURSO HISTÓRICO, MOVIMENTOS SOCIAIS EM PROL DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ASPECTOS LEGAIS
Ricardo do Nascimento da Silva 
Rafael Soares Silva 

Capítulo 19 - A ANÁLISE DO ETHOS DISCURSIVO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA EM PROPAGANDAS MIDIÁTICAS À LUZ DA MULTIMODALIDADE
Clair da Silva Teixeira 
Maria Nagela da Silva Ferreira Carvalho 

Capítulo 20 - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA FACE À EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Rafael Soares Silva 


Ficha Técnica

A411   Alinhavos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva [recurso eletrônico] / organizador: Rafael Soares Silva. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
345 p. 

ISBN 978-65-89700-31-9
DOI 10.46550/978-65-89700-31-9

1. Educação especial. 2. Educação inclusiva. 3. Pessoas com deficiência. I. Silva, Rafael Soares (org.).                              

CDU: 376