Por meio dos dezesseis capítulos, “Além da Sala de Aula: Novas Abordagens Educacionais - Volume 1” oferece uma visão ampla das transformações em curso na educação contemporânea. Esses capítulos exploram uma variedade de temas, desde o papel da tecnologia na promoção da cidadania até as estratégias para integrar inovações tecnológicas ao currículo escolar. Ao examinar questões como gestão da qualidade, práticas digitais responsáveis e inclusão, este livro proporciona importantes reflexões para educadores, gestores e pesquisadores interessados em compreender e abordar os desafios do ensino no século XXI. Com um olhar voltado para o futuro, Além da Sala de Aula, portanto, não apenas analisa as tendências atuais, mas também antecipa as possibilidades e oportunidades emergentes, convidando os leitores a refletirem sobre como podem moldar a educação do amanhã.
APRESENTAÇÃO
Rodi Narciso
Aline Canuto de Abreu Santana
Allysson Barbosa Fernandes
Cássia Danielle Lonardoni do Nascimento
Christiane Diniz Guimarães
Joberto da Silva Pessanha Junior
Lucas Ferreira Gomes
Mackson Azevedo Mafra
Monique Bolonha das Neves Meroto
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 1 - A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ERA DIGITAL
Priscilla Eustáquio de Oliveira Ribeiro
Ana Walquíria Souza da Silva
Márcia Alves Medeiros Vilela
Ricardo Furtado de Oliveira
Sonia Araújo dos Santos
Capítulo 2 - O IMPACTO DAS MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO
Artenizia Leonel Dias
Claudia Kreuzberg da Silva
Ferdinando Sampaio Rios
Ricardo Furtado de Oliveira
Sonia Araújo dos Santos
Capítulo 3 - PRECONCEITO LINGUÍSTICO E A IDENTIDADE LINGUÍSTICA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Maraléia Silva Nogueira do Nascimento
Antonia Jane Cleide Sampaio Fonteles
Ana Paula Freitas Ferreira
Fábio José de Araújo
Flávia Maria Matos Santos dos Santos
Capítulo 4 - NATIVOS DIGITAIS, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PERCEPÇÕES SOBRE LETRAMENTO E ANALFABETISMO DIGITAL EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Janmes Wilker Mendes Costa
Cleudeni Milhomem Brito
Glyciane Vieira da Silva
Ricardo Furtado de Oliveira
Sidicleia Soares Santos
Capítulo 5 - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Madson Cantuário de Assunção
Fernanda da Cruz Lameira
Glyciane Vieira da Silva
Lindoracy Almeida Santos
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Capítulo 6 - DISCUTIR O PAPEL DO PROFESSOR E O AMBIENTE DE APRENDEIZAGEM
Fábio Feitosa Rodrigues
Eliane Rozario da Silva
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
João Alves Pereira
Vander Aparecido de Castro
Capítulo 7 - O USO DE TECNOLOGIAS PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA E AVALIAÇÃO NA ERA CONTEMPORÂNEA NA EEEFM “GERALDO VARGAS NOGUEIRA”
Priscila Caser de Assis Vieir
Freilan Pereira da Silva
Renato Machado
Silvana Maria Aparecida Viana Santos
Tatiana Petúlia Araújo da Silva
Capítulo 8 - TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA SINERGIA PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Sandra Maria Rodrigues Lopes
Lindoracy Almeida Santos
Silvana Maria Aparecida Viana santos
Shirle Maklene Veras
Valterlina Rosa Boueres Pinheiro
Capítulo 9 - O HISTÓRICO E INOVAÇÕES NO CURRÍCULO ESCOLAR
Antonio Guilherme da Cruz Lima
Ana Walquíria Souza da Silva
Elionides José da Costa
Fabiana Pereira de Aguiar Ricardo
Lindalva Mendonça de Figueirôa
Capítulo 10 - NOVAS TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS E O PROFESSOR NO CONTEXTO TECNOLÓGICO
Vanessa Morgado Madeira Caldeira
Jordana Romero Silva
Laurita Christina Bonfim Santos
Lívia Martins Arruda
Rodrigo Vieira Ribeiro
Capítulo 11 - AS IMPLICAÇÕES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DENTRO DA EDUCAÇÃO ONLINE
Franciele Gonçalves
Ellen Gonçalves Lira
Elzo Brito dos Santos Filho
Laurita Christina Bonfim Santos
Sidinéia da Silva
Capítulo 12 - DESIGN INSTRUCIONAL E APRENDIZAGEM AUTODIRIGIDA: REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA EM CURSO ONLINE
Camila Sabino de Araujo
Dirceu da Silva
Leila Costa
Sophia Romero Motta
Rodi Narciso
Capítulo 13 - A SALA DE AULA COMPARTILHADA, PROFESSORES QUALIFICADOS PARA APLICAR METODOLOGIAS ATIVAS
Thaysa Aguiar Barbosa Moura
Andréia Ferreira Nascimento de Paula
Ana Maria Lemes Coelho
Laurita Christina Bonfim Santos
Mariza Batista de Sousa Ferreira
Capítulo 14 - MÍDIAS DIGITAIS E LINGUAGEM VISUAL NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Sandra Cristina Mira
Josecarlos Emanuel Magalhães Marins
Kênia Cristina Soares Ferreira
Rodrigo Vieira Ribeiro
Rosângela Cardoso da Silva Galvão
Capítulo 15 - METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS, PRÁTICAS E IMPACTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
José Rogério Linhares
Andresson Batista Jacinto de Lima
Arlete Baudson Rodrigues Fernandes
Rutte Nogueira de Freitas Santos
Verônica Sousa Palha
Capítulo 16 - O DESIGN INSTRUCIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Débora Cristina Domingos Ferreira
Alessandra Batista Mendes
Celaine Damaceno Marcelo
Lucas Estevão Fernandes Laet
Verônica Celia Campos do Amaral
SOBRE OS ORGANIZADORES