A presente obra apresenta uma riqueza de propostas de ensino meticulosamente elaboradas, abordando uma ampla gama de temas educacionais. Desde estratégias inovadoras para o ensino da matemática, visando aprofundar a compreensão dos conceitos numéricos, algébricos, geométricos e estatísticos, até abordagens dinâmicas para o ensino das ciências, que incentivam a exploração ativa e prática dos princípios científicos fundamentais. Além disso, são apresentadas propostas específicas para o ensino de estatística, botânica, geometria, ciências e astronomia, cada uma elaborada para envolver os alunos e despertar seu interesse por essas áreas do conhecimento. Com uma variedade de métodos, atividades e recursos, essas propostas visam enriquecer a experiência de ensino e aprendizagem, promovendo um ambiente educacional estimulante e significativo para os alunos. É essencial que os professores/autores compartilhem conhecimento para fomentar um ambiente de aprendizagem dinâmico e enriquecedor. Ao compartilhar suas descobertas e experiências, os professores estimulam o pensamento crítico, inspiram os alunos e contribuem para a pesquisa na área. Além disso, ao produzirem conhecimento, mantêm-se atualizados e continuamente engajados no processo de aprendizado, inspirando outros professores a fazerem o mesmo.
PREFÁCIO
Sidney Silva Santos
Capítulo 1 - INTERDISCIPLINARIDADE EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM: CONEXÕES E CONTEXTOS
Tais Loreto do Nascimento
Sidney Silva Santos
Geovane Carlos Barbosa
Capítulo 2 - RELAÇÕES ESPACIAIS E O MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP: PROPOSIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
José Ari de Oliveira Junior
Priscila Bernardo Martins
Capítulo 3 - O ENSINO DE ESTATÍSTICA EM UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM NÃO FORMAL: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Adriana Maiate Rosendo
Sidney Silva Santos
Alan Nascimento dos Santos
Grace Zaggia Utimura
Capítulo 4 - POSSIBILIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: UMA PROPOSTA DE ROTEIRO PARA ENSINO DE BOTÂNICA
Paula Rodrigues Silva Leandro
Laura Luciane Gonçalves Formaggi
Carmem Lúcia Costa Amaral
Rita de Cássia Frenedozo
Capítulo 5 - EXPLORANDO OS SEGREDOS DO SOL EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE APRENDIZAGEM
Hilda Ramos Sobrinho
Ivani Ramos do Carmo
Maria Delourdes Maciel
Carmem Lucia Costa Amaral
Capítulo 6 - ESPAÇO NÃO-FORMAL DE APRENDIZAGEM: O MUSEU CATAVENTO COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Lílian Márcia de Freitas
Marcos Penha Queiroga
Carmem Lucia Costa Amaral
Maria Delourdes Maciel
Rita de Cassia Frenedozo
Capítulo 7 - ESPAÇO NÃO FORMAL DE APRENDIZAGEM - SEQUÊNCIA DIDÁTICA: SIMETRIA DE REFLEXÃO
Renata Ribeiro
Grace Zaggia Utimura