Nas páginas deste livro, mergulhe em um cenário educacional apresentado por especialistas e pesquisadores apaixonados pelo ensino de Combinatória, Estatística e Probabilidade. Organizado com o intuito de aprimorar o conhecimento de educadores e pesquisadores, este volume reúne reflexões práticas e elucidativas sobre a aplicação desses temas nos diferentes níveis de ensino. Este compêndio aborda de forma incisiva a importância do domínio estatístico e probabilístico em um mundo repleto de dados e incertezas, destacando a necessidade de formar estudantes capazes de compreender, analisar e contextualizar informações estatísticas, garantindo sua atuação crítica e responsável na sociedade. Cada capítulo oferece insights valiosos extraídos de pesquisas realizadas por renomados acadêmicos, mergulhando em variados aspectos do ensino desses conteúdos. Desde análises das bases curriculares até estudos sobre práticas pedagógicas eficazes, o livro visa não apenas informar, mas também inspirar educadores a promoverem um ensino mais sólido e inclusivo.
PREFÁCIO
Gilda Lisbôa Guimarães
COM A PALAVRA, OS ORGANIZADORES
Sidney Silva Santos
Geovane Carlos Barbosa
Priscila Bernardo Martins
Capítulo 1 - UMA DISCUSSÃO TEÓRICA-METODOLÓGICA PARA EDUCAR ESTATISTICAMENTE NA ESCOLA BÁSICA
Celi Espasandin Lopes
Sidney Silva Santos
Fernanda Vital de Paula
Geovane Carlos Barbosa
Capitulo 2 - LETRAMENTO, RACIOCÍNIO E PENSAMENTO ESTATÍSTICO: DIFERENCIAÇÕES
Loise Tarouquela Medeiros
Edda Curi
Capítulo 3 - AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO E PROBABILÍSTICO
Paulo Cesar Oliveira
Leila dos Santos Mello
Capítulo 4 - DESAFIOS DE ENSINAR COMBINATÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO GERAÇÃO-UFPE SOBRE OS CONHECIMENTOS DOCENTES
Cristiane de Arimatéa Rocha
Juliana Azevedo Montenegro
Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Capítulo 5 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PROBABILÍSTICOS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Reinaldo Feio Lima
Cassio Cristiano Giordano
Vera Debora Maciel Vilhena
Capítulo 6 - SE ESSA RUA FOSSE MINHA: IDONEIDADE DIDÁTICA EM TAREFAS DE PROBABILIDADE DE FUTUROS PROFESSORES125
Maria M. Nascimento
Assumpta Estrada
J. Alexandre Martins
Capítulo 7 - O DESENVOLVIMENTO DA UNIDADE TEMÁTICA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA
Francisco Guimarães de Assis
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Capítulo 8 -CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DA COMBINATÓRIA: SITUAÇÕES E INVARIANTES COMBINATÓRIOS
Diana França Costa da Silva
Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão Santos
Capítulo 9 - O LUGAR DO BANCO DE DADOS NO ESTUDO DOS CONCEITOS ESTATÍSTICOS1
Adriana Costa Santos da Silva
Maria Elizabete Souza Couto
Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
Capítulo 10 - CONCEITOS ESTATÍSTICOS REVELADOS EM UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PRISIONAL: UM ESTUDO DE CASO DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Bruno Monteiro Riva
Priscila Bernardo Martins
Capítulo 11 - CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EAD: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Michel da Costa
Fernanda Florindo de Souza
Maria Elisabette Brisola Brito Prado
Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra
Capítulo 12 - “POR QUE AS FORMIGAS ANDAM EM FILAS?”: CICLO INVESTIGATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Flávia Luíza de Lira
Maria da Conceição Lira da Silva
Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
Capítulo 13 - HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM SOBRE ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Izabela Cristina Bezerra da Silva
Gilda Lisbôa Guimarães
Capítulo 14 - DA INTUIÇÃO À FORMALIZAÇÃO: ABORDANDO PROBLEMAS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO
Lidiane Ribeiro Rodrigues Gaioti
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon
Capítulo 15 - A TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE ESTATÍSTICA
Bruno Santos Nascimento
SOBRE OS AUTORES
SOBRE OS ORGANIZADORES