Na sociedade moderna, percebe-se que a educação de alunos com necessidades educacionais especiais que, antes era vista como uma modalidade de atendimento segregado, passou nos últimos anos a fazer parte da Educação Inclusiva. O desejo de mudanças e avanços nessa temática foi um enorme desafio para a sociedade, mas, como o passar dos anos, e, mais precisamente a contar da segunda metade da década de 1990, com a propagação da Declaração de Salamanca (Brasil, 1994) estabeleceu-se que [...] as crianças e jovens com carências educativas especiais devem ter direito e acesso às escolas regulares, que a elas devem se adaptar [...]”. O estudo aqui desenvolvido se justifica pela necessidade de trazer às pessoas com deficiência visual mais autonomia, qualidade de vida e inclusão social, mediante o aumento da comunicação, da melhora nas condições de mobilidade, na flexibilidade em relação controle de seu espaço, e na aquisição de habilidades e competências voltadas para o aprender e para trabalho honesto.
INTRODUÇÃO
1 METODOLOGIA
2 TECNOLOGIA ASSISTIVA
3 DEFICIÊNCIA VISUAL E EDUCAÇÃO
4 TRABALHANDO COM A TECNOLOGIA ASSISTIVA NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA VISUAL
5 DISCUSSÃO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES