A Riqueza Da Sala De Aula E Seus Contrastes: Conservação, resistência, transformação, conquista e persistência

A escola e a sala de aula se apresentam como um palco onde professores e estudantes protagonizam cenas de interações sociais típicas do universo escolar no qual estão inseridos. As valiosas situações interacionais apresentadas neste livro incitam-nos à reflexão e trazem-nos parâmetros comparativos entre o ensino presencial, o ensino remoto emergencial e à volta às escolas no século XXI depois de um período de afastamento obrigatório durante a pandemia. O contraponto deste livro é privilegiar a visão dinamizadora das interações pedagógicas em oposição às abordagens mais imobilistas da vida escolar.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

Introdução

Capítulo 1 - Interações escolares: diferentes abordagens23
1.1 A educação como objeto de estudos sociológicos a partir de Durkheim e Parsons 
1.2 Interacionismo Simbólico: a vida cotidiana da escola e a interação professor-aluno na sala de aula 
1.3 Relação professor-aluno na escola e na sala de aula no campo da Psicologia Social e Escolar  

Capítulo 2 - O cenário da pesquisa e os atores pesquisados
2.1 A pesquisa 
2.2 A cidade de Lagoa da Prata 
2.3 Sistema Municipal de Educação de Lagoa da Prata/MG 
2.4 Meio sociocultural: o bairro da Escola da Prata 
2.5 Escola da Prata: características físicas, distribuição espacial e relações profissionais 
2.6 Perfil da professora  
2.7 Turma do 4º ano pesquisada 
2.8 Estudantes selecionados(as) para entrevista 

Capítulo 3 - As regras do jogo escolar e as estratégias de interação social: conservação, resistência, transformação, conquista e persistência
3.1 Estratégias de interação na sala de aula: dimensões física, simbólica e pedagógica 
3.2 Estratégia de conquista do carinho da professora 
3.3 Estratégias de resistência às regras disciplinares da sala de aula 
3.4 Estratégia de negociação no ritual da oração que marca o início da aula 
3.5 Ajuda mútua no trabalho pedagógico como estratégia de interação 
3.6 Estratégia de interação na interface da predileção e do  desafeto com diferentes grupos de alunos 
3.7 Rótulos como estratégia de jogo escolar  
3.8 Autoridade pedagógica como estratégia docente 
3.9 Estratégias de interação em outros espaços escolares: pátios, corredores e quadra de educação física 

Considerações finais - Escola e sala de aula como palco de estratégias de interação 

Referências


Ficha Técnica

Z43r       Zeferino, Núbia K.
A riqueza da sala de aula e seus contrastes [recurso eletrônico] : conservação, resistência, transformação, conquista e persistência / Núbia K. Zeferino. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
189 p. : il.

ISBN 978-65-5397-011-3
DOI 10.46550/978-65-5397-011-3

1. Educação. 2. Relação professor-aluno 3. Sala de aula. I. Título    

CDU: 37