A escola e a sala de aula se apresentam como um palco onde professores e estudantes protagonizam cenas de interações sociais típicas do universo escolar no qual estão inseridos. As valiosas situações interacionais apresentadas neste livro incitam-nos à reflexão e trazem-nos parâmetros comparativos entre o ensino presencial, o ensino remoto emergencial e à volta às escolas no século XXI depois de um período de afastamento obrigatório durante a pandemia. O contraponto deste livro é privilegiar a visão dinamizadora das interações pedagógicas em oposição às abordagens mais imobilistas da vida escolar.
Introdução
Capítulo 1 - Interações escolares: diferentes abordagens23
1.1 A educação como objeto de estudos sociológicos a partir de Durkheim e Parsons
1.2 Interacionismo Simbólico: a vida cotidiana da escola e a interação professor-aluno na sala de aula
1.3 Relação professor-aluno na escola e na sala de aula no campo da Psicologia Social e Escolar
Capítulo 2 - O cenário da pesquisa e os atores pesquisados
2.1 A pesquisa
2.2 A cidade de Lagoa da Prata
2.3 Sistema Municipal de Educação de Lagoa da Prata/MG
2.4 Meio sociocultural: o bairro da Escola da Prata
2.5 Escola da Prata: características físicas, distribuição espacial e relações profissionais
2.6 Perfil da professora
2.7 Turma do 4º ano pesquisada
2.8 Estudantes selecionados(as) para entrevista
Capítulo 3 - As regras do jogo escolar e as estratégias de interação social: conservação, resistência, transformação, conquista e persistência
3.1 Estratégias de interação na sala de aula: dimensões física, simbólica e pedagógica
3.2 Estratégia de conquista do carinho da professora
3.3 Estratégias de resistência às regras disciplinares da sala de aula
3.4 Estratégia de negociação no ritual da oração que marca o início da aula
3.5 Ajuda mútua no trabalho pedagógico como estratégia de interação
3.6 Estratégia de interação na interface da predileção e do desafeto com diferentes grupos de alunos
3.7 Rótulos como estratégia de jogo escolar
3.8 Autoridade pedagógica como estratégia docente
3.9 Estratégias de interação em outros espaços escolares: pátios, corredores e quadra de educação física
Considerações finais - Escola e sala de aula como palco de estratégias de interação
Referências
Z43r Zeferino, Núbia K.
A riqueza da sala de aula e seus contrastes [recurso eletrônico] : conservação, resistência, transformação, conquista e persistência / Núbia K. Zeferino. - Santo Ângelo : Metrics, 2022.
189 p. : il.
ISBN 978-65-5397-011-3
DOI 10.46550/978-65-5397-011-3
1. Educação. 2. Relação professor-aluno 3. Sala de aula. I. Título
CDU: 37