A Arte De Ensinar: Práticas reflexivas para educadores

O livro A Arte de Ensinar: Práticas Reflexivas para Educadores é uma obra essencial para profissionais da educação que buscam renovar suas abordagens pedagógicas e ampliar a compreensão sobre o processo de ensino-aprendizagem. Organizado com o objetivo de estimular a reflexão sobre práticas inovadoras e inclusivas, este livro aborda desde estratégias metodológicas, como a Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), até a aplicação de Inteligência Artificial na Educação a Distância. Ao longo dos capítulos, os autores exploram caminhos para tornar a educação mais acessível, engajante e significativa, promovendo um ensino que se adapta às demandas contemporâneas.

Download da obra digital
Preencha o formulário abaixo, e o livro digital será enviado para o seu email

* Ao clicar em Enviar, você afirma estar ciente e concorda com o que segue:
- Declaração de privacidade: Os nomes, e-mails, telefones e endereços informados na Editora Metrics serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta Editora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
- Concordo em ter meus dados coletados e armazenados de acordo com a declaração de privacidade acima.





Opcional: Caso deseje contribuir com um valor simbólico, pode fazê-lo através da seguinte chave PIX: (55) 99661-7792


Autor(es)
Sumário

APRESENTAÇÃO
Joberto da Silva Pessanha Junior
Antonio José Ferreira Gomes
Cintia Gonçalves dos Santos
Jefferson de Souza Gomes
Maria de Oliveira Sousa Portelada
Rodi Narciso

Capítulo 1 - A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMA: ABP COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO
Allysson Barbosa Fernandes
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Rosilene Alves Lima
Juliane da Silva Conceição Leal
Ivanir Rosa Ramos

Capítulo 2 - METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ABORDAGENS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR
Allysson Barbosa Fernandes
Juliane da Silva Conceição Leal
Gláucia Regina Amorim Gervásio
Sérgio Henrique Gonçalves do Nascimento
Rosana de Jesus dos Santos Picanço

Capítulo 3 - ALÉM DO QUADRO NEGRO: DESVENDANDO OS HORIZONTES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL
Magno Antonio Cardozo Caiado
Fernanda Hungaro
Guelly Urzêda de Mello Rezende
Luciane Domingues de Campos
Mackson Azevedo Mafra

Capítulo 4 - A RETRATAÇÃO DE PERSONAGENS AFRODESCENDENTES NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E CULTURAL
Elineide Cavalcanti de Oliveira
Jorge José Klauch
Luciana Monteiro dos Santos
Marcos Antonio Soares de Andrade Filho
Maria Cleonice Santos de Melo Penha

Capítulo 5 - A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Denise Lopes Costa
Débora Alves Morra Loures
Lucas Ferreira Gomes
Maria da Fé Silva Moreira
Rosana de Jesus dos Santos Picanço

Capítulo 6 - A CRIAÇÃO DA BNCC E SUA INFLUÊNCIA NOS CURRÍCULOS BRASILEIROS: ANÁLISE DO PROCESSO DE CRIAÇÃO E REFLEXÕES SOBRE CARACTERÍSTICAS, CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Clidson Monteiro da Costa
Daniela Rodrigues de Godoy
Davi Cipriano de Queiroz
Monyque Kely Pinto Ribeiro Candido da Silva
Vanessa Aparecida Barbosa da Costa Santos

Capítulo 7 - TECNOLOGIA E INCLUSÃO: QUEBRANDO BARREIRAS NO ENSINO
Laura Silva de Sousa
Alex Andrelino Viana Jucá  
Dirceu da Silva  
Fábio José de Araújo
Jeckson Santos do Nascimento 

Capítulo 8 - INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ESTRATÉGIAS, IMPACTO E DESAFIOS
Luciene Alves
Ester Aparecida de Mei Mello Vilalva
Fábio Fornazieri Picão
José Rogério Linhares
Odinei Barpi

Capítulo 9 - MÉTODOS NA EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DISLEXIA
Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes
Cibele Elias da Silva
Demisa Francisca Pires
Suzamary Almira de Figueiredo
Uilma Honorato dos Santos

Capítulo 10 - O COORDENADOR ESCOLAR E O ESPAÇO DA MUDANÇA: DISCUTINDO PERCURSOS PEDAGÓGICOS POSSÍVEIS
Daniela Paula de Lima Nunes Malta
Átila de Souza
Eliene Andrade Fagundes
Neuza Maria Guimarães Franco Camargo
Sandra de Oliveira Botelho

Capítulo 11 - INCLUSÃO ESCOLAR: GARANTINDO ACESSO E PERMANÊNCIA DE TODOS OS ALUNOS
Neila Aparecida da Cruz
Maria Pessoa Vieira Pinheiro
Flávia Roberta de Sales Benevenuto Vilhalba
Dionice de Souza Santos
Edith Alves da Conceição

Capítulo 12 - EDUCAÇÃO E EMPODERAMENTO: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS ACESSÍVEIS
Ana Maria Viana Guerra dos Santos
Moésia da Cunha Batista
Simone Nunes Matias de Almeida
Ismael Dos Santos Oliveira
Juliano Ferreira de Lima

Capítulo 13 - INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS-EXPLORANDO METODOLOGIAS ATIVAS E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS
Teresa Helena Batelli de Oliveira 
Luciana Sousa Teixeira Alarcão 
Mille Anne Ribeiro da Silva 

Capítulo 14 - ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO MATO GROSSO: PANORAMA EDUCACIONAL E PRÁTICAS INOVADORAS NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM ESCOLA DO ENSINO MÉDIO DO INTERIOR DO MATO GROSSO
Lorena dos Santos Mulatti
Elineide Cavalcanti de Oliveira
Evaristo Fernandes de Almeida
Suzamary Almira de Figueiredo

SOBRE OS ORGANIZADORES


Ficha Técnica

 A24   A arte de ensinar [recurso eletrônico] : práticas reflexivas para educadores / organizadores: Joberto da Silva Pessanha Junior ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2024.
171 p. - (Educação e Tecnologia) 
 
ISBN 978-65-5397-255-1
DOI 10.46550/978-65-5397-255-1
1. Educação. 2. Arte de ensinar. 3. Inovação tecnológica. 4. Inteligência artificial. I. Pessanha Junior, Joberto da Silva (org.).
 
CDU: 37