Os textos que aqui se apresentam, mostram o pensar freiriano e, ao mesmo tempo, desafia aquela educação que constitui o paradigma da escola e do ensino que conhecemos historicamente; uma educação que abre rachaduras nas paredes e destitui o quadrilátero da sala de aula, e, que coloca as relações de ensino e aprendizagem em uma espiral contínuo e ilimitado. Homenagear o seu legado de lutas que transformaram e transformam a educação é como diz o ditado Xhosa, da etnia de Nelson Mandela: “Pessoas são pessoas através de outras pessoas”. Cada capítulo deste livro, traz a condição humana, na dinâmica de seu processo civilizatório, e incorpora em todos os períodos históricos algum tipo de paradigma educacional. Porém, em alguns momentos foi dada uma ênfase maior aos sujeitos e contextos, em outros às metodologias e tecnologias e, ainda, em outros, aos objetivos e finalidades da educação.
PREFÁCIO
Rosa Jussara Bonfim Silva
Capítulo 1
PAULO FREIRE: UMA BIOGRAFIA, VÁRIAS BIBLIOGRAFIAS
César Evangelista Fernandes Bressanin
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 2
FORMAÇÃO PERMANENTE: REFLEXÃO SOBRE AS CARTAS DE PAULO FREIRE AOS PROFESSORES
Luciana Luiza da Silva Soares
Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
Capítulo 3
CATEGORIAS FREIREANAS DE DOCÊNCIA E DISCÊNCIA
Amanda Juliana Costa Vaz
Guilhermina Reis Silva
Aparecida Maria Almeida Barros
Capítulo 4
O ATO DE ENSINAR E A RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA
Maria Edimaci Teixeira Barbosa Leite
Isabel Borges Carvalho
Marliane Dias Silva
Capítulo 5
OS PRESSUPOSTOS DA LIBERDADE, OU A SUPERAÇÃO DO MEDO DE SER LIVRE, NA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Raimundo Miguel dos Reis Pereira
Capítulo 6
PAULO FREIRE: POR QUE O MESTRE DOS EDUCADORES SE
TORNOU ALVO DE ATAQUES NAS REDES SOCIAIS?
Betânia de Assis Reis Matta
Patrícia Torme de Oliveira
Marcilene Queiroz Cabral Santos
Capítulo 7
APROPRIAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS FREIREANOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: PRESENÇAS NAS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS (2015-2021)
Daniele Gonçalves Lisbôa Gross
Cristiane Roberta dos Reis Rueffer
Jackson Carlos da Silva
José Maria Baldino
Capítulo 8
PEDAGOGIA FREIRIANA E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DAS QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS: UM OLHAR A PARTIR DOS ANAIS DO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA (ENEBIO), 2021
Laise Vieira Gonçalves
Yara Emília Arlindo da Silva
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Capítulo 9
EVIDÊNCIAS DO LEGADO DE PAULO FREIRE E O ENSINO DA ARTE
Jocivannia Maria de Sousa Nobre Dias
Lúcia Tavares dos Santos Serpa
José Maria Baldino
Capítulo 10
PIBID/PRP – EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO POPULAR COM USO DAS MÍDIAS DIGITAIS
Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso
Welson Barbosa Santos
Denise Oliveira Alves
Capítulo 11
AUTONOMIA DO TRABALHADOR: UM DIÁLOGO COM PAULO FREIRE
Diana Alves de Rezende Kokrda
Rosângela Soares de Almeida Ribeiro
Maria Esperança Fernandes Carneiro
Maria Zeneide Carneiro Magalhães Almeida
Capítulo 12
ENTRE A ENXADA E O LÁPIS: APLICABILIDADE DO MÉTODO DE PAULO FREIRE NO MOVIMENTO DE EDUCAÇÃO DE BASE (MEB) NO MUNICÍPIO DE ITAUÇU NA DÉCADA DE
1960
Elisabeth Maria de Fátima Borges
Lúcia Ramos de Souza
Capítulo 13
UM BREVE RELATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO
Sebastiana Aparecida Moreira
Capítulo 14
PAULO FREIRE E A LIBERTAÇÃO
Daniel Martins Sotelo
SOBRE OS ORGANIZADORES
C394 100 anos [recurso eletrônico] : vida, pensamento e obras de Paulo
Freire / organizadores: Lizandro Poletto ... [et al.]. - Santo Ângelo : Metrics, 2021.
196 p.
ISBN 978-65-89700-86-9
DOI 10.46550/978-65-89700-86-9
1. Freire, Paulo, 1921-1997. 2. Educação. 3. Filosofia. I. Poletto, Lizandro (org.).
CDU: 37.01